Alerta! 17 sinais de que seu trabalho está colocando sua saúde em risco
503
Compartilhamentos

Alerta! 17 sinais de que seu trabalho está colocando sua saúde em risco

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Trabalhar é ótimo, especialmente se você tem a sorte de fazer aquilo de que mais gosta. Ainda assim, a pressão no ambiente de trabalho pode acabar um pouco com essa alegria e, acredite você ou não, prejudicar a sua saúde. Uma das queixas mais comuns e assustadoras nesse sentido é a temida síndrome de burnout. A seguir, confira alguns sinais de que seu trabalho está fazendo mal à sua saúde:

1 – Sensação de esgotamento depois de um dia de trabalho

Se você tem a sensação de que o trabalho suga todas as suas energias e volta para casa sem disposição para mais nada, fique esperto: isso não é um bom sinal.

2 – Falta de paciência com os colegas do trabalho

Se você não se dá bem com ninguém do escritório e não suporta falar com essas pessoas, taí mais um alerta.

3 – Todo mundo sempre pergunta sobre seu estado emocional

De repente, todo mundo começa a perguntar se você está bem, se está mais calmo, se está menos nervoso. Isso significa que as pessoas percebem que você não está legal e, claro, é mais um sinal de alerta.

4 – Sensação de liberdade às sextas-feiras depois do expediente

Todo mundo curte a sexta-feira, mas se você espera por ela ansiosamente desde a segunda de manhã, isso é um forte indicativo de stress.

5 – Quando alguém pergunta sobre seu trabalho, você diz que ele é “ok”

Em conversas com amigos e familiares, é comum que surjam perguntas sobre o trabalho. Se você diz sempre que “tá tudo bem”, sem comentar nada a mais, fique esperto, pois esse também é um indicativo de burnout.

6 – Sono irregular

Pessoas muito estressadas no ambiente de trabalho têm dificuldades para pegar no sono, geralmente porque ficam pensando em questões relacionadas à profissão.

7 – Programar o alarme para despertar cedo demais, pois assim você pode usar o “soneca” várias vezes

Isso pode indicar que você está tão cansado que ativa a função “soneca” diversas vezes, se sentindo frenético e atrasado depois, quando acorda.

8 – Você contrai a mandíbula quando chega ao escritório

Começar um dia de trabalho não deveria ser algo que promovesse tanta tensão. Esse geralmente é um sinal claro de stress.

9 – Ter a sensação de que você não consegue relaxar

Quando você sente que não consegue relaxar nem mesmo quando está fazendo algo relaxante, como uma massagem, é sinal de que as coisas não vão bem.

10 – Seus colegas de trabalho pisam em ovos para falar com você?

Eis outro sinal nada positivo. Isso significa que você está transbordando stress e que as pessoas já perceberam isso.

Eu odeio pessoas!

11 – Em casa, tudo o que você faz é reclamar do trabalho

Se as coisas não vão bem, você logicamente acaba falando sobre isso com as pessoas com as quais tem mais intimidade, mas, quando o assunto é o mesmo todo santo dia, isso significa que o stress está indo além da conta.

12 – Perda de interesse pela empresa na qual trabalha

Se você simplesmente não se importa com os rumos da empresa e não está nem aí para o futuro dela, você acaba se tornando um funcionário apático e passivo.

13 – Sensação de que está preso no mesmo lugar

Isso pode ter a ver tanto com a falta de expectativa de crescimento profissional, o que já é ruim, quanto com uma possível necessidade de férias. Não está na hora de marcar as suas?

14 – Sensação de que você está sobrecarregado

Isso também não é nada bom, e a lógica é simples: todo mundo tem um limite.

15 – Você nem se lembra de quando foi a última vez em que trabalhou feliz

Se está difícil se lembrar de quando foi a última vez que você fez algo que o deixou realmente satisfeito no trabalho, é até mais fácil entender o motivo de tanto stress.

16 – Você perde a paciência fácil demais

E acaba deixando isso transparecer em alguns momentos, seja discutindo com colegas de trabalho ou batendo portas e afins.

17 – Horas extras e mais horas extras

Se você é o primeiro a chegar e o último a sair do escritório, é bem possível que acabe perdendo as estribeiras a qualquer momento. Você não é uma máquina.

*Publicado em 16/03/2016

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.