Alerta! 17 sinais de que seu trabalho está colocando sua saúde em risco

29/08/2017 às 04:013 min de leitura

Trabalhar é ótimo, especialmente se você tem a sorte de fazer aquilo de que mais gosta. Ainda assim, a pressão no ambiente de trabalho pode acabar um pouco com essa alegria e, acredite você ou não, prejudicar a sua saúde. Uma das queixas mais comuns e assustadoras nesse sentido é a temida síndrome de burnout. A seguir, confira alguns sinais de que seu trabalho está fazendo mal à sua saúde:

1 – Sensação de esgotamento depois de um dia de trabalho

Se você tem a sensação de que o trabalho suga todas as suas energias e volta para casa sem disposição para mais nada, fique esperto: isso não é um bom sinal.

2 – Falta de paciência com os colegas do trabalho

Se você não se dá bem com ninguém do escritório e não suporta falar com essas pessoas, taí mais um alerta.

3 – Todo mundo sempre pergunta sobre seu estado emocional

De repente, todo mundo começa a perguntar se você está bem, se está mais calmo, se está menos nervoso. Isso significa que as pessoas percebem que você não está legal e, claro, é mais um sinal de alerta.

4 – Sensação de liberdade às sextas-feiras depois do expediente

Todo mundo curte a sexta-feira, mas se você espera por ela ansiosamente desde a segunda de manhã, isso é um forte indicativo de stress.

5 – Quando alguém pergunta sobre seu trabalho, você diz que ele é “ok”

Em conversas com amigos e familiares, é comum que surjam perguntas sobre o trabalho. Se você diz sempre que “tá tudo bem”, sem comentar nada a mais, fique esperto, pois esse também é um indicativo de burnout.

6 – Sono irregular

Pessoas muito estressadas no ambiente de trabalho têm dificuldades para pegar no sono, geralmente porque ficam pensando em questões relacionadas à profissão.

7 – Programar o alarme para despertar cedo demais, pois assim você pode usar o “soneca” várias vezes

Isso pode indicar que você está tão cansado que ativa a função “soneca” diversas vezes, se sentindo frenético e atrasado depois, quando acorda.

8 – Você contrai a mandíbula quando chega ao escritório

Começar um dia de trabalho não deveria ser algo que promovesse tanta tensão. Esse geralmente é um sinal claro de stress.

9 – Ter a sensação de que você não consegue relaxar

Quando você sente que não consegue relaxar nem mesmo quando está fazendo algo relaxante, como uma massagem, é sinal de que as coisas não vão bem.

10 – Seus colegas de trabalho pisam em ovos para falar com você?

Eis outro sinal nada positivo. Isso significa que você está transbordando stress e que as pessoas já perceberam isso.

Eu odeio pessoas!

11 – Em casa, tudo o que você faz é reclamar do trabalho

Se as coisas não vão bem, você logicamente acaba falando sobre isso com as pessoas com as quais tem mais intimidade, mas, quando o assunto é o mesmo todo santo dia, isso significa que o stress está indo além da conta.

12 – Perda de interesse pela empresa na qual trabalha

Se você simplesmente não se importa com os rumos da empresa e não está nem aí para o futuro dela, você acaba se tornando um funcionário apático e passivo.

13 – Sensação de que está preso no mesmo lugar

Isso pode ter a ver tanto com a falta de expectativa de crescimento profissional, o que já é ruim, quanto com uma possível necessidade de férias. Não está na hora de marcar as suas?

14 – Sensação de que você está sobrecarregado

Isso também não é nada bom, e a lógica é simples: todo mundo tem um limite.

15 – Você nem se lembra de quando foi a última vez em que trabalhou feliz

Se está difícil se lembrar de quando foi a última vez que você fez algo que o deixou realmente satisfeito no trabalho, é até mais fácil entender o motivo de tanto stress.

16 – Você perde a paciência fácil demais

E acaba deixando isso transparecer em alguns momentos, seja discutindo com colegas de trabalho ou batendo portas e afins.

17 – Horas extras e mais horas extras

Se você é o primeiro a chegar e o último a sair do escritório, é bem possível que acabe perdendo as estribeiras a qualquer momento. Você não é uma máquina.

*Publicado em 16/03/2016

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: