Puberdade masculina pode estar mais precoce por causa dos pesticidas

04/04/2017 às 09:282 min de leitura

A puberdade é o período no qual o corpo humano passa por transformações que o deixa apto para a procriação. Nas meninas, isso acontece em média dos 10 aos 13 anos; já entre os rapazes, essa idade é ligeiramente mais alta, indo dos 12 aos 14. Porém, o início da puberdade masculina pode estar cada vez mais adiantado por conta dos pesticidas.

Que as pessoas estão entrando nesse período cada vez mais cedo é um fato bastante conhecido. Isso faz com que muitos cientistas analisem os motivos para isso e também as consequências dessa transição ser mais precoce. No caso dos homens, ela pode resultar em câncer nos testículos, por exemplo.

A puberdade mais cedo também faz com que se verifiquem os impactos psicológicos em uma criança que entra muito antes das demais nesse período. Entretanto, a maioria das pesquisas se concentra no universo feminino. O novo estudo, coordenado pela Universidade de Zheijang, na China, analisou o lado masculino dessa moeda.

Puberdade masculina ocorre cada vez mais cedo

Pesticidas

A puberdade precoce é muito associada a um “efeito colateral” de uma nutrição melhorada na infância. Mas outros fatores também podem estar associados a isso. O pesquisador chinês Jing Liu quis entender os efeitos do pesticida piretroide nos meninos e descobriu que pode, sim, existir uma relação entre as duas coisas.

Segundo Liu, 463 rapazes chineses entre 9 e 16 anos apresentaram uma concentração 4% maior de dois hormônios que produzem a testosterona. Já a molécula 3-PBA, produzida após a exposição ao piretroide, aumenta drasticamente o desenvolvimento genital precoce. “Nós reconhecemos os piretroides como um contribuinte ambiental novo à tendência observada para maturidade sexual mais adiantada nos meninos”, analisou Liu.

Cerca de 30% de todos os inseticidas no mundo pertencem à classe dos piretroides, sendo bastante difícil seu desuso em curto prazo. Eles são utilizados tanto em plantações quanto em produtos para casa que afastam mosquitos, por exemplo. Outro problema é que a maioria dos pesticidas também é ruim aos animais vertebrados, como os humanos, sendo difícil achar um substituto isento de efeitos nocivos. 

Pesticidas e inseticidas podem estar influenciando no amadurecimento precoce dos meninos

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: