(Fonte da imagem: Shutterstock)

De acordo com o site Scientific American, um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, sugere que, na verdade, as alergias podem ser uma característica evolutiva do nosso sistema imunológico que nos protege de elementos potencialmente tóxicos presentes no ambiente.

A maioria dos imunologistas acredita que as alergias são uma resposta do nosso organismo — normalmente direcionada a corpos estranhos, elementos tóxicos ou alimentos —, na tentativa de expulsar possíveis invasores. Como resultado, sofremos com espirros, tosses, coceiras e outras reações do tipo.

Evolução imunológica

Contudo, segundo esta nova teoria, as alergias são, na verdade, uma característica evolutiva que ajuda a proteger os humanos contra substâncias tóxicas presentes no ambiente. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de perceber que os elementos alergênicos são muitos e, na maioria das vezes, não têm nada em comum. Sendo assim, por que é que eles provocam as mesmas reações alérgicas?

Para os cientistas, a maneira que o nosso corpo encontrou de se livrar de algum elemento potencialmente tóxico que tenha sido inalado, por exemplo, é a produção de secreção que, normalmente, é eliminada na forma de espirros ou tosses. A coceira, por outro lado, serviria para eliminar organismos presentes em nossa pele ou mucosas, assim como alimentos nocivos, que são eliminados através de outros meios.

Dessa maneira, quando seus amigos ou familiares reclamarem das suas alergias, você pode lembrá-los de que você, na verdade, pode ser mais evoluído do que eles!

Fontes: Scientific American e Nature