(Fonte da imagem: Thinkstock)

Você sabe identificar quais são os sinais enviados pelo nosso organismo indicando a desidratação? A resposta mais simples e óbvia para essa pergunta seria a sensação de sede, não é mesmo?

Entretanto, algumas vezes ignoramos — ou não nos damos conta — dessa sensação. Para isso, o nosso organismo pode apresentar outros sinais de que é hora de tomar algum líquido. De acordo com o pessoal do Greatist, especializado em dicas saudáveis, alguns desses “avisos” são bem fáceis de identificar.

O corpo mandou avisar

Além da boca seca — afinal, 99% da nossa saliva é composta de água —, pressão baixa, dor de cabeça e tontura também podem significar que você está desidratado. Oitenta e três por cento do nosso sangue é composto por água e, caso você esteja desidratado, isso significa que menos sangue estará circulando pelo organismo, provocando a sensação de mal-estar.

O cansaço muscular é outro sinal da falta de líquidos. O tecido muscular também é rico em água, portanto, quando está desidratado, pode sofrer de fadiga e não funcionar direito. Com isso, também nos sentimos mais letárgicos e irritadiços.

Outra maneira simples de identificar a desidratação é observar a pele. O nosso organismo fará de tudo para manter os níveis de fluidos equilibrados, e um dos primeiros lugares dos quais ele rouba água é a nossa pele. Portanto, pele seca e fria também pode ser um sinal de desidratação. Além disso, se você não estiver urinando com frequência ou a coloração for de um amarelo mais escuro e forte, cuidado!

Fontes: Greatist, Sharecare, Life Hacker e Drauzio Varella