(Fonte da imagem: Thinkstock)

Você já teve a impressão de que as suas unhas das mãos crescem mais depressa do que as dos pés? Na verdade, não é só impressão sua — elas realmente crescem mais rápido. Aliás, de duas a três vezes mais rápido. Mas será que existe uma razão para isso?

De acordo com a Universidade da Carolina do Sul, o ritmo de crescimento das unhas depende de vários fatores, como idade, atividade, dieta, estado de saúde, sexo, traços genéticos e até mesmo época do ano. Entretanto, ninguém sabe dizer exatamente o que leva as unhas das mãos a crescer mais depressa. Aparentemente, existem duas teorias.

As mãos estão mais próximas do coração

Segundo Norman Allan, especialista em medicina alternativa, como as nossas mãos estão fisicamente localizadas mais próximas ao nosso coração do que os pés, elas acabam recebendo um melhor suprimento de oxigênio e nutrientes, transportados através de pequenos capilares localizados logo abaixo das nossas unhas.

Os pés ficam menos expostos

Como normalmente usamos meias e sapatos a maior parte do tempo, os nossos pés — e suas unhas — acabam ficando mais protegidos do que as mãos. Afinal, estamos constantemente batendo, coçando, tocando, arranhando e causando pequenos traumas nelas. Apesar de serem na maioria das vezes insignificantes, esses fatores podem estimular o crescimento das unhas.

Pequenas curiosidades

Independente do ritmo de crescimento, as unhas das mãos e dos pés apresentam o mesmo mecanismo de crescimento, sendo compostas principalmente pela queratina, substância também encontrada na pele e nos cabelos, assim como em chifres e cascos de animais.

Além disso, as unhas da sua mão dominante geralmente crescem mais rápido do que as da não dominante. Outra característica interessante é que as unhas gostam do calor, crescendo mais depressa durante o verão.

Fontes: Universidade da Carolina do Sul, Norman Allan e Discovery Fit&Health