(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com o The Huffington Post, um novo estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido “desmente” a teoria de que a direção para a qual olhamos pode revelar se estamos falando a verdade ou não.

Durante décadas, a ideia de que olhar para o lado direito indicava que uma pessoa estava mentindo e olhar para o esquerdo indicava o contrário se fixou de tal forma que, inclusive, chegaram a existir inúmeros cursos de programação neurolinguística que ensinavam a controlar e reconhecer tais sinais.

Detector de mentiras de mentira

Para comprovar se tal teoria contava com embasamento científico, os pesquisadores realizaram alguns experimentos, nos quais monitoraram o movimento dos olhos de inúmeros indivíduos enquanto esses contavam uma série de verdades e mentiras.

Os pesquisadores concluíram que, na verdade, não existe nenhuma relação entre o movimento dos olhos e a sinceridade de uma pessoa, sugerindo que essa técnica não deve mais ser utilizada como detector de mentiras.

Para qual lado a pessoa que inventou essa teoria estaria olhando, hein? Caso você queira conferir o estudo completo (em inglês) e comprovar que não estamos contando nenhuma mentira, acesse este link.

Fontes: PLoS One e The Huffington Post