Por que é que os nossos membros 'adormecem'?

12/08/2013 às 11:551 min de leitura

Já deve ter acontecido com você muitas vezes de, após ficar algum tempo com as pernas cruzadas ou apoiado sobre um dos braços, descobrir que esses membros ficaram dormentes. Além de não responderem mais como deveriam, também é comum sentir um incômodo formigamento até que eles voltem a “despertar”. Mas você sabe por que é que isso acontece?

Esse adormecimento de membros é conhecido como parestesia e é provocado pela compressão de nervos específicos, evitando que os impulsos nervosos sejam transmitidos corretamente. E quando essa compressão ocorre por um período prolongado de tempo — como quando você dorme sobre o braço, por exemplo —, os impulsos simplesmente param de ser enviados, fazendo com que os membros “caiam no sono”.

Compressão

Nossos nervos contam com um sistema de microvascularização que oferece a quantidade de sangue necessária para que os neurônios responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos trabalhem corretamente. Assim, quando aplicamos pressão sobre determinados pontos do nosso corpo, as pequenas artérias, capilares e veias que fornecem os nutrientes necessários às células nervosas ficam temporariamente bloqueadas.

Alguns estudos apontaram que não é necessário aplicar muita pressão em determinada área — nem por muito tempo — para que os nossos membros parem de responder. Apenas alguns minutos de redução do fluxo sanguíneo aos nervos são suficientes para provocar as conhecidas sensações de fraqueza muscular, amortecimento e falta de controle.

Contudo, é importante lembrar que a dormência é causada pela diminuição do fornecimento de sangue a nervos específicos, e não pelo bloqueio do fluxo sanguíneo ao membro inteiro, como o resultante da aplicação de torniquetes, por exemplo. Essa prática, aliás, pode ser extremamente perigosa e até levar à morte.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: