Teste sua audição e descubra se você e seu ouvido têm a mesma idade [vídeo]
2.326
Compartilhamentos

Teste sua audição e descubra se você e seu ouvido têm a mesma idade [vídeo]

Último Vídeo

Quão bem você escuta as coisas que estão ao seu redor? Será que aquelas músicas todas, que você ouve no volume máximo, já prejudicaram a sua audição? A nossa estrutura auricular é formada por formas supercomplexas e sensíveis, que podem ser danificadas por vários motivos que incluem desde fatores genéticos a influências do ambiente externo. Será que vai está tudo bem com a sua audição?

A galera do AsapSCIENCE publicou um vídeo que vai fazer com que você consiga fazer uma breve autoavaliação auditiva e classificar a idade do seu ouvido. A qualidade do som que você vai ouvir depende das condições de pequenos cílios presentes no interior do seu ouvido – e que são responsáveis pela vibração causada pelas ondas sonoras que rodeiam você. O vídeo não está legendado, mas nós vamos explicar tudo para você.

Primeiro, configure a qualidade das imagens – no canto inferior direito da tela – para 1.080p; depois, perceba que você vai ouvir alguns chiados que indicam a frequência que seu ouvido consegue alcançar. Vale lembrar que é importante estar em um ambiente bacana para fazer o teste.

Confira os indicadores mostrados no vídeo:

  • 8.000 Hz é a média que qualquer pessoa sem problemas sérios de audição deve ouvir;
  • 12.000 Hz é ouvido por pessoas abaixo dos 50 anos;
  • 15.000 Hz é perceptível por quem tem menos de 40 anos;
  • 16.000 Hz você vai ouvir se seu ouvido tiver menos de 30 anos;
  • 17.000 e 18.000 Hz são audíveis para ouvidos com menos de 24 anos;
  • 19.000 Hz podem ser escutados por quem tem menos de 20 anos.

Se você conseguiu ouvir todas as frequências, você provavelmente tem menos de 20 anos de idade, mas não comemore, pois isso não vai durar para sempre, já que, ao contrário das células da pele ou do fígado, as do ouvido não se regeneram. Aquelas células em forma de cílios vão trabalhar muito durante a sua vida inteira e, conforme a idade vai chegando, elas vão perdendo a força e morrendo. É por isso que pessoas mais velhas às vezes têm dificuldades de audição. E aí, você e seu ouvido têm a mesma idade?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.