Você sabe por que os homens têm os narizes maiores do que os das mulheres?

21/11/2013 às 11:052 min de leitura

Se quando criança você gostava de fazer aquela brincadeirinha sem graça com seu amigo de nariz mais proeminente, dizendo que ele era “ladrão de oxigênio”, pode ser que essa afirmação tenha um fundinho de verdade científica (apesar de o bullying não valer a pena).

Agora, você está prestes a descobrir por que, na maioria das vezes, o nariz do homem é maior do que o da mulher e, de fato, isso tem a ver com a quantidade de oxigênio inalado.

De acordo com um novo estudo, publicado no American Journal of Physical Anthropology, o nariz do sexo masculino é 10% maior do que o feminino, em média, e isso tem um propósito. A razão é que os homens têm mais massa muscular do que as mulheres, o que requer mais oxigênio para a sua construção e manutenção. Dessa forma, narizes maiores podem levar mais oxigênio ao organismo.

Antes dessa constatação, os pesquisadores já sugeriam que o tamanho do nariz era influenciado pela massa corporal, uma indicação das exigências diferentes de oxigênio necessárias para a manutenção dos tecidos.

No entanto, este é o primeiro estudo de longo prazo a observar como o tamanho do nariz varia entre homens e mulheres em relação ao tamanho do corpo, determinando quando essas diferenças físicas começam a aparecer.

Processo de pesquisa

Fonte da imagem: Reprodução/PHYS ORG

Para o estudo, os pesquisadores observaram as alterações faciais de 38 indivíduos (20 homens e 18 mulheres), de origem europeia, a partir de três anos de idade até os seus 25 anos. Eles fizeram isso com exames físicos e radiografias.

Os resultados mostraram que, mesmo com o tamanho do corpo similar, os narizes masculinos crescem desproporcionalmente mais do que os femininos por volta dos 11 anos de idade. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores utilizaram também as medidas da altura dos participantes sentados e do tronco.

Segundo o Business Insider, a descoberta faz sentido, pois as mudanças aumentam no início da puberdade, quando os homens começam a ter mais massa muscular (que requer mais oxigênio), enquanto as mulheres passam a ter mais gordura corporal.

"Durante este período, cerca de 95% do ganho de peso em homens é devido ao aumento da massa livre de gordura em comparação a 85% no sexo feminino", disse Nathan Holton, o líder do estudo, em um comunicado à imprensa.

A evolução do nariz

O pesquisador comentou que, durante o crescimento do corpo masculino e feminino, os homens apresentam um aumento desproporcional em tamanho nasal. Este, por sua vez, segue o mesmo padrão com variáveis ​​energéticas, tais como o consumo de oxigênio, a taxa metabólica basal e as necessidades diárias de energia para o desenvolvimento.

Ele também explicou por que os nossos narizes são menores do que os dos nossos antepassados​​, como os Neandertais. Segundo o que ele acredita, o motivo é porque as nossas linhagens distantes tinham mais massa muscular e, por isso, precisavam de narizes maiores para manter o sistema muscular. Já os seres humanos modernos têm menos massa muscular magra, o que significa que podemos seguir vivendo com narizes menores.

"Dessa forma, nos seres humanos modernos, o nariz pode ser menor, porque os nossos corpos têm menos exigências de oxigênio do que nos humanos arcaicos", disse Holton, que também afirmou que as costelas e os pulmões do homem atual são menores do que os dos nossos antepassados. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: