Por que nosso estômago faz barulho quando estamos com fome?
153
Compartilhamentos

Por que nosso estômago faz barulho quando estamos com fome?

Último Vídeo

Você acordou cedo, atrasado, engoliu qualquer coisa antes de sair de casa, chegou ao trabalho ou à escola e deu início aos seus afazeres. Algumas horas depois, porém, seu estômago começa a reclamar da falta de comida e a sonorização da sua manhã é preenchida pelo barulho de sua barriga roncando.

Por que isso acontece, afinal? Para desvendar essa barulheira toda, você vai precisar entender que seu corpo vive dos nutrientes que capta daquilo que você ingere: líquidos e sólidos. De brinde, seu estômago vai acabar engolindo um pouco de ar também, que você libera durante o dia.

Peristaltismo

Fonte da imagem: Shutterstock

Para processar isso tudo, há o ácido gástrico, que vai ajudar a deixar a comida pastosa a ponto de seguir para o seu intestino e deixar você saciado e nutrido. É essa circulação toda, chamada de “movimento peristáltico”, que faz com que você consiga ouvir, de vez em quando, sua barriga fazendo barulhos depois do almoço, por exemplo.

No caso do estômago vazio, que também produz barulhos, a culpa é novamente do movimento peristáltico que, na falta do que transportar, continua fazendo esforço para sugar qualquer migalha que tenha ficado em seu estômago.

Essa sensação de músculos se contraindo é bastante desconfortável, e é por isso que, quando acontece, pensamos logo que precisamos comer – e estamos certos! Quando você ingerir algum alimento, seu estômago vai ficar ocupado e seu intestino vai ter o que sugar. Pronto, o incômodo já terá acabado. E aí, você almoçou o quê hoje?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.