Você consegue adivinhar a altura de uma pessoa apenas a partir da voz?

04/12/2013 às 06:402 min de leitura

Pode parecer mentira, mas um estudo recente comprovou que é possível adivinhar a altura de uma pessoa apenas a partir da sua voz. A pesquisa mostrou que as pessoas têm a capacidade de determinar a altura dos falantes sem nem precisar vê-los.

O segredo, de acordo com os pesquisadores, está em um som em particular conhecido, como ressonância subglotal, que fica mais grave de acordo com a altura e nos ajuda a formar a imagem mental de uma pessoa.

Ainda, é comum que as pessoas mais altas tenham um trato respiratório inferior maior, incluindo os pulmões, e esse espaço extra dá origem a um som mais grave.

Os detalhes da pesquisa

No primeiro experimento, os pesquisadores americanos gravaram a voz de duplas de pessoas de diferentes alturas lendo frases idênticas. Os voluntários teriam que ouvir as frases e adivinhar qual das pessoas seria mais alta. Já no segundo teste, os ouvintes classificaram cinco pessoas da mais alta até a mais baixa depois de ouvi-las ler.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Mesmo sem ter qualquer contato visual com os falantes, os voluntários foram capazes de distinguir quem era mais alto em dois terços das vezes. Esse número representa uma taxa de acerto maior do que se eles estivessem apenas chutando a resposta, é o que foi informado na conferência anual da Acoustical Society of North America.

“Homens e mulheres foram igualmente capazes de diferenciar e ranquear a alturas dos falantes de ambos os gêneros”, revela John Morton, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Muito além da voz

A mesma pesquisa comprovou ainda que a nossa voz tem influência sobre outros aspectos. Homens de voz grave, por exemplo, são a preferência das mulheres, principalmente se elas estiverem no período fértil. Imagina-se que elas apresentem esse comportamento porque relacionam esse timbre de voz com a masculinidade e a qualidade dos genes do possível parceiro. Isso reforça uma descoberta feita em uma pesquisa anterior que revelou que homens de voz grave costumam ter mais filhos.

Por outro lado, a pesquisa aponta que o público masculino prefere mulheres de timbres agudos, pois isso representa feminilidade, saúde e juventude para eles. O estudo também sugere que consideramos vozes mais graves como um sinal de liderança.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: