publicidade

31 fatos insanos sobre os olhos

11/05/2019 às 06:003 min de leitura

Pequenos e discretos, os olhos são muitas vezes subestimados. Sabemos que existem ditados que os colocam em uma posição privilegiada – afinal, “os olhos são as janelas da alma” – mas será que conhecemos bem esses companheiros que nos permitem ver o mundo?

Talvez você já tenha se perguntado quantas cores consegue enxergar ou do que são feitas as lágrimas. Então, se algum dia esse tipo de coisa já passou pela sua cabeça, chegou a hora de ficar por dentro de várias curiosidades insanas que vão revelar que os nossos olhos são mais poderosos do que podemos imaginar.

1) As córneas humanas são tão parecidas com as córneas dos tubarões que os órgãos dos animais já foram usados na reposição de olhos humanos.

2) Humanos e cães são os únicos seres de que se tem notícia a procurar evidências visuais nos olhos de outro indivíduo. Porém, os cães só fazem isso com os humanos.

3) É impossível espirrar de olhos abertos.

4) As pupilas dilatam e podem chegar a aumentar até 45% quando você olha para alguém que ama.

5) Todos os bebês nascem daltônicos, ou seja, eles não têm capacidade de distinguir cores.

6) Nossos olhos conseguem diferenciar 500 tons de cinza diferentes.

7) 1 em cada 12 homens é daltônico.

8) Cada olho tem 107 milhões de células, e todas elas são sensíveis à luz.

 

9) Por baixo do pigmento marrom, os olhos castanhos são azuis. Existe até mesmo um procedimento a laser capaz de fazer com que os olhos castanhos passem a ser permanentemente azuis.

10) Existem pessoas que nascem com um olho de cada cor – esse fenômeno se chama heterocromia.

11) Enquanto a maior parte do nosso corpo precisa de algum tempo para alcançar seu melhor desempenho, os olhos estão prontos e ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

12) Cada olho humano tem aproximadamente 25 milímetros de diâmetro e pesa cerca de 8 gramas.

13) Os músculos que controlam os olhos são os mais ativos do corpo humano.

14) Cada um dos olhos tem um ponto cego na parte de trás da retina, onde se encontra o nervo óptico. Não percebemos essa falha na nossa visão porque os olhos trabalham juntos para cobrir o ponto cego um do outro.


Os músculos que movimentam os olhos são os mais ativos do nosso corpo. 

15) Você achava que as lágrimas eram feitas apenas de água? Pois saiba que elas contêm água, sais minerais, gorduras (lipídios) e muco (glicoproteínas), o que explica por que as lágrimas não evaporam com facilidade.

16) Em média, os olhos verão 24 milhões de imagens diferentes durante a vida.

17) Enquanto uma impressão digital tem 40 características únicas, a íris tem 256. É por isso que os mecanismos de escaneamento e reconhecimento da íris são mais seguros do que o de digitais.

18) O músculo que nos faz piscar é o mais rápido do corpo humano. Uma piscada dura entre 100 e 150 milissegundos e é possível piscar 5 vezes em um segundo.

19) Os olhos conseguem processar 36 mil bits de informação por hora.

20) Os olhos se recuperam com facilidade de um ferimento. Com os devidos cuidados, é preciso cerca de 48 horas para reparar uma lesão na córnea.

21) Os olhos piscam, em média, 17 vezes por minuto, 14.280 vezes por dia e 5,2 milhões de vezes por ano.


Esquema mostra o desenvolvimento do olho.

22) Os olhos começam a se formar apenas duas semanas depois da concepção.

23) Quando vemos alguém pela primeira vez, a troca de olhares ideal dura cerca de 4 segundos. Esse tempo é suficiente para perceber qual é a cor dos olhos do outro.

24) Como o cérebro é o responsável pelo processamento das imagens que vemos, muitas vezes uma imagem borrada ou distorcida não representa um problema de visão, mas alguma inconsistência no córtex visual.

25) As pessoas cegas conseguem enxergar em seus sonhos, desde que elas não tenham nascido com essa condição.

26) Os olhos utilizam aproximadamente 65% da atividade do cérebro, o que é mais do que qualquer outra parte do corpo.

27) As imagens são enviadas para o cérebro ao contrário e de ponta cabeça.


Nossos olhos enviam imagens invertidas para o cérebro.

28) Os olhos humanos são poderosos, mas não são os mais desenvolvidos da natureza. A lagosta-boxeadora tem 4 vezes mais receptores de cores do que os humanos, sendo que alguns deles são capazes de captar raios ultravioleta.

29) Uma pesquisa comprovou que, durante uma forte depressão, as pessoas enxergam menos contraste, o que faz com que as cores pareçam mais pálidas.

30) Cada cílio tem uma vida de aproximadamente 5 meses.

31) Os piratas usavam tapa-olhos para ajustar a visão entre a luz do lado de fora do navio e a escuridão do lado de dentro.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: