10 fatos interessantes sobre os olhos humanos

06/02/2015 às 09:062 min de leitura

Nós já listamos no Mega Curioso alguns fatos insanos sobre os olhos e a visão humana em geral – como você pode lembrar aqui. Além de todos esses que mencionamos, vamos comentar mais alguns aspectos interessantes nesse artigo que o BuzzFeed dos Estados Unidos listou. Preparado? Então vamos lá:

1 – As nossas retinas percebem o mundo de cabeça para baixo e o cérebro é o responsável por virar a imagem e fazer com que vejamos do modo correto.

2 – Além disso, as imagens não chegam prontas, pois estão sempre distorcidas e cortadas pela metade. Cada metade do cérebro recebe uma parte da imagem e então une as duas, fazendo com que você veja tudo 100% encaixado.

3 – As retinas são incapazes de detectar tons vermelhos. O receptor da cor vermelha só é capaz de detectar amarelo e verde, sendo que o cérebro é responsável por combinar as cores e fazer com que as imagens sejam exibidas para você na tonalidade real.

4 – A visão periférica possui baixíssima resolução e às vezes é quase em preto e branco, por mais que nós não percebamos esse fato. Como os nossos olhos se mexem rapidamente para preencher esses detalhes periféricos quando os observamos, é quase impossível notar essas diferenças nitidamente.

5 – Pessoas com olhos azuis compartilham um mesmo ancestral com todas as que possuem olhos do mesmo tom. Já se você tem olhos castanhos, você faz parte do grupo de humanos que se originou há mais de seis mil anos (os olhos azuis são mais recentes devido às mutações de determinados grupos).

6 – Pessoas que nasceram com a visão normal e se tornaram cegas devido a algum acontecimento trágico, ainda podem ter sonhos e ver imagens nítidas neles.

7 – Nós piscamos aproximadamente 17 vezes por minuto, 14,280 a cada 14 horas e 5,2 milhões de vezes por ano.

8 – Seus olhos possuem quase o mesmo tamanho que eles tinham quando você nasceu. Os recém-nascidos conseguem enxergar aproximadamente 38 centímetros de distância – algo que é ampliado conforme o desenvolvimento do bebê.

9 – De acordo com o tipo de choro que você chora (de dor, de tristeza ou de irritação), a composição das lágrimas é modificada.

10 – E, por último, sim, os seus olhos são capazes de distinguir aproximadamente 50 mil tons de cinza.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: