Matemáticos defendem a ideia de que a Terra seria o centro do Universo
112
Compartilhamentos

Matemáticos defendem a ideia de que a Terra seria o centro do Universo

Último Vídeo

De acordo com o pessoal do History, uma dupla de matemáticos espanhóis parece discordar da teoria de que a Terra e os demais planetas do sistema solar giram ao redor do Sol — chamada heliocentrismo —, ressuscitando a ideia do geocentrismo, que defende a teoria de que é o Universo que gira ao redor do nosso planeta. De tanto fazer cálculos, devem ter ficado meio malucos...

Segundo os matemáticos — Juan Carlos Gorostizaga, da Universidade do País Basco, e Milenko Bernadic, da Universidade de Múrcia —, o modelo planetário correto, com algumas poucas alterações, seria o apresentado pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, que teria os planetas do sistema solar orbitando ao redor do Sol, com este último girando ao redor da Terra.

Além disso, a dupla também defende a ideia de que o nosso planeta estaria em uma posição estática, sem apresentar o movimento sobre o próprio eixo. Aliás, por se encontrar no centro do Universo, a Terra nem mesmo seria um planeta. Conforme explica Gorostizaga em seu blog, a “nova” velha teoria está ganhando espaço entre os cientistas cristãos, já que traz o mesmo modelo adotado pelos antigos jesuítas que ensinavam nas universidades europeias.

O modelo planetário foi descrito em um livro chamado “Sin Embargo no se Mueve” — “No entanto, não se move”, em tradução livre —, que está a venda por € 15 (cerca de R$ 40) através deste link.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.