Com que frequência você deve lavar suas roupas?

07/11/2018 às 04:003 min de leitura

Muitas responsabilidades acometem uma pessoa quando ela vai sair da casa dos pais para viver por sua própria conta mundo afora. Não à toa, muitos relutam em superar essa fase da vida, pois já vimos aqui no Mega Curioso que alguns psicólogos descobriram que a adolescência, na verdade, vai até os 25 anos. Mas o fato é quem, cedo ou tarde, esse fatídico (ou libertário) dia chega, todos passam a viver sob a sua própria supervisão.

Pois bem, se você já mora, planeja ou tem algum receio do dia em que vai ter que morar sozinho, é importante conhecer algumas dicas da vida independente. Uma das mudanças na rotina de grande parte das pessoas que saem de casa é com relação a arrumar a cama, então nós temos aqui seis razões inquestionáveis para você arrumar sua cama antes de sair de casa.

Outra questão é com relação a lavar as roupas: você sabe, corretamente, com que frequência deve lavar camisetas, calças, meias, roupas íntimas e outros itens? Então, o vídeo (topo) produzido pelo canal Brit Lab no YouTube vai te deixar bem inteirado, baseado numa explicação científica e bem convincente, sobre quanto tempo você pode usar as suas roupas até que precise lavá-las novamente. Infelizmente, a gravação não está disponível em português, e a tradução simultânea deixa um pouco a desejar; então, caso você não entenda inglês, abaixo segue uma breve explicação da abordagem utilizada na publicação.

O que torna as roupas sujas e com mau cheiro

Alguns dos fatores que deixam roupa suja são claros: algo que se derrube, como um molho da comida ou outra substância qualquer, ou ainda uma atividade que tenha a possibilidade de “rolar” no barro, suje de tinta, entre outras coisas. Mas e aquelas sujeiras que não são visíveis, ou que demoram um tempo para ficar perceptíveis, como suor e qualquer outro elemento liberado pelo corpo? 

É óbvio que em uma atividade física, quando se transpira intensamente, espera-se — a não ser que a pessoa seja extremamente anti-higiênica — que as roupas sejam colocadas imediatamente para lavar, afinal elas geralmente ficam encharcadas e impossíveis de serem reutilizadas. Mas o que grande parte das pessoas não sabe é que, mesmo que não aparente, o corpo humano solta 500 milhões de células e 1 litro de suor todos os dias.

Essas substâncias até não possuem um cheiro tão forte nem produzem manchas visíveis nas roupas, mas, em contato com as bactérias da sua pele e do ambiente, depois de um tempo, o “fedorzinho” vai aparecer. São diversas reações químicas que ocorrem, e tudo isso vai ocasionar a liberação de gases que produzem o mau cheiro. Sem falar que elas também representam riscos à sua saúde, caso não tenham a ação interrompida.

O tempo para lavar as roupas

Bem, regra para lavar as próprias roupas, cada um tem a sua, mas existem algumas recomendações para que se evitem “cheiros e momentos constrangedores”, se é que você me entende.

Tendo isso em vista, aconselha-se então, para evitar odores desagradáveis e manter a higiene, que se lave peças como camisetas, roupas íntimas e meias regularmente, todos os dias. Sobre as meias, inclusive, o apresentador ressalta que o “ambiente mais sombrio” e suado, encontrado no interior dos seus sapatos, é um grande fator para desenvolvimento de bactérias e fedor. Logo, o chulé quer dizer muita coisa, não acha?

Já sobre as toalhas que você utiliza — que também são expostas a grande quantidade de células e bactérias, mas de maneira diferente —, a maioria das pessoas recomenda a troca após três usos. Somente as calças e outras peças que não tenham contato direto com suas axilas e regiões genitais é que vão ter uma recomendação diferente.

Evidentemente, se você sujar de maneira visível e perceptível, seja suando ou derramando algo, vai ter que lavá-las imediatamente após o uso. Porém, as vestes que você utiliza no dia a dia sem nenhuma interferência externa não precisam ser lavadas tão regularmente. O jeans, por exemplo, tende a ser um tecido mais resistente à absorção dos elementos corporais diários. Sendo assim, alguns fabricantes recomendam deixar a calça sem lavagem por um bom período de tempo, e, em vez disso, passar um pano molhado, congelar ou até entrar no mar (sim, está no vídeo!) com elas para que adquiram um pouco mais de reforço dessa resistência. Entretanto, aquelas calças com tecidos mais finos ou menos reforçados devem ser lavadas com um intervalo de tempo menor.

*Publicado em 09/10/2015

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: