7 superstições bizarras envolvendo comida em diversas partes do mundo

19/11/2017 às 04:002 min de leitura

Quando um brasileiro fala, na gringa, que tem o costume de comer feijão e arroz todos os dias, a galera de fora acha estranho. O mesmo acontece com a gente, que não entende direito como os ingleses e irlandeses, por exemplo, comem chouriço, ovo, feijão com molho de tomate e outras iguarias logo no café da manhã.

A culinária de cada região é, portanto, também uma questão cultural. E dentro da cultura, que basicamente são costumes repassados de geração a geração, estão também as superstições. O First We Feast publicou uma lista de tradições supersticiosas envolvendo alimentos em todo o mundo. Confira a seguir:

1 – O pão à mesa deve estar sempre virado para cima

Os padeiros da Idade Média tinham o costume de deixar alguns pãezinhos reservados para os executores. Para enganar a clientela, os pães ficavam de cabeça para baixo, para que os fregueses pensassem que eles não estavam à venda. Os tempos, felizmente, mudaram, mas o costume continua e acabou virando superstição na França.

2 – Pimentas trazem boa sorte

Na Itália, especialmente na região da Calábria, a pimenta é vista como um amuleto poderoso, capaz de trazer boa sorte e afastar maus olhados. Artesãos da região fazem amuletos com pimenta de verdade, e o acessório não parece correr o risco de perder sua popularidade.

3 – Tortilhas devem ser seguradas com muito cuidado

Os mexicanos acreditam que, quando uma tortilha cai ao chão, a pessoa que a derrubou vai ter que suportar a companhia de alguém muito chato em breve. Não se sabe ao certo qual é a origem da crença, mas, em território mexicano, comer a iguaria pode ser uma grande cilada para quem é estabanado.

4 – Sempre se deve congelar um dos andares do seu bolo de casamento

Pelo menos nos EUA é assim: as pessoas têm o costume de guardar o andar de cima do bolo no congelador, para que o casal possa comê-lo quando completar o primeiro ano de união. A tradição é repetida por aqueles que acreditam que, ao comerem o bolo depois de um ano, terão uma relação feliz e longa.

5 – Não chore sobre o café derramado

Nada de leite. Na Arábia Saudita, o negócio é não chorar sobre o café derramado, afinal, quando a bebida cai por algum motivo, é um sinal de boa sorte. Não se sabe exatamente a origem da crença, mas há quem diga que essa foi uma manobra de algum estabanado esperto, que conseguiu reverter a situação e fazer a lambança parecer um bom negócio.

6 – Não mascar chiclete depois do pôr do sol

Na Turquia, algumas pessoas acreditam que mascar chicletes depois de a luz do Sol acabar é o mesmo que mastigar a carne de uma pessoa morta. Taí uma coisa que provavelmente nunca tinha passado pela sua cabeça, hein!

7 – Comer 12 uvas em 12 segundos

Uma das tradições de Ano-Novo na Espanha é basicamente comer 12 uvas em 12 segundos, assim que o relógio marcar a meia-noite. A esperança é que a prática traga boa sorte para os 12 meses do ano que se inicia.

***

E aí, você se lembra de alguma outra superstição curiosa e que também envolve comida? Conte para a gente nos comentários!

*Publicado em 28/10/2015

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: