Conheça 5 locais que também são famosos por suas festas de carnaval

03/03/2019 às 10:003 min de leitura

Pode até ser que o carnaval brasileiro seja considerado o mais famoso e contagiante do mundo. No entanto, as festanças que vemos por aqui estão longe de ser as únicas! A seguir, nós aqui do Mega Curioso selecionamos cinco lugares que também são conhecidos por seus festejos carnavalescos para você conferir. Veja:

1 – Santa Cruz de Tenerife

O carnaval de Santa Cruz de Tenerife, uma das capitais das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol situado próximo ao Marrocos, é bastante popular e considerado por muitos como o segundo maior do mundo, vindo apenas depois do celebrado no Rio de Janeiro.

Assim como acontece por aqui, a festança começa — oficialmente — na sexta-feira que antecede o fim de semana carnavalesco e é marcada por desfiles e muitas festas, e é encerrada na quarta-feira de cinzas com “el entierro de la sardina” (“enterro da sardinha”, em tradução livre), quando uma escultura feita de papel machê é queimada para simbolizar a expiação dos excessos cometidos durante os carnavais e a purificação para o início da quaresma.

2 – Veneza

Ninguém sabe ao certo quando é que o tradicional carnaval de Veneza começou a ser comemorado, mas existem registros históricos que apontam que as celebrações já aconteciam em meados do século 13. No entanto, os festejos, conhecidos pelas máscaras elaboradas e fantasias espetaculares, alcançaram o ápice de seu esplendor no século 18, e as festas e bailes de hoje em dia revisitam a magia daquela época.

As comemorações tipicamente começam entre duas e três semanas antes da quarta-feira de cinzas, e milhares de pessoas visitam a cidade italiana para participar de festas públicas, privadas e inclusive de um desfile de gôndolas que acontece no Rio di Cannaregio.

3 – Mardi Gras

A Mardi Gras — que significa “terça-feira gorda” em francês — mais famosa do mundo é, sem dúvida, a que é celebrada em Nova Orleans, nos EUA. As festas começam cerca de duas semanas antes do evento principal, que acontece na terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas e termina à meia-noite, quando, então, começa a quaresma.

As festividades atraem por volta de 750 mil pessoas todos os anos, que assistem aos desfiles de carros alegóricos e acumulam os colares de contas brilhantes e coloridas, moedas de ouro — não se anime, pois são todas de mentirinha —, e doces que são atirados à multidão. Também existem algumas áreas da cidade, como o Bairro Francês e Bourbon Street, onde a celebração fica mais... louca e é mais indicada ao público adulto.

4 – Binche

Listado pela UNESCO como Obra Maestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, o Carnaval de Binche acontece na Bélgica e celebra as tradições e legado histórico do país. No entanto, apesar de ser tão “tradicional”, ninguém sabe ao certo o que deu origem às festividades, nem quando elas começaram — mas a figura central da festa é um personagem chamado Gille. Veja um grupo de Gilles preparados para curtir o carnaval a seguir:

Segundo a lenda, o Gille de Binche seria um descendente dos incas andinos que teria aparecido todo fantasiado durante uma festa organizada pela rainha francesa Maria Teresa de Áustria — esposa de Luís 14 — no século 16, e a população deve ter ficado maravilhada com a aparição do personagem, já que sua figura persiste até os dias atuais.

Hoje em dia, os homens de Binche desfilam com as curiosas vestimentas e máscaras — com olhos verdes, pequenos óculos e bigodinho estiloso — que você viu na imagem acima, e empunham gravetos para espantar os maus espíritos. Alguns também usam enormes enfeites na cabeça feitos com penas de avestruz e atiram laranjas nas pessoas que assistem ao desfile. Além dessa curiosa figura, também participam da festa camponeses, pierrôs, arlequins e, claro, a mulher de Gille.

5 – Trinidad e Tobago

O Carnaval de Trinidad e Tobago é celebrado oficialmente durante a segunda e terça-feira de carnaval, quando acontecem inúmeros desfiles, competições de fantasias e festas pelas ruas da cidade animados ao som de ritmos caribenhos como o calipso e a soca. No entanto, isso não significa que a população não organize incontáveis festanças nos dias que antecedem as comemorações carnavalescas.

Mas, oficialmente falando, o carnaval é “inaugurado” pelo J’Ouvert às quatro da manhã de segunda, quando foliões com os corpos cobertos de lama e tinta tomam as ruas da cidade e celebram o início das festividades até o nascer do sol. Depois é a vez dos mascarados saírem para festejar pelas ilhas do país insular, e a alegria rola solta até a madrugada da quarta-feira de cinzas.

*Publicado em 20/2/2017

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: