Vídeo divertido mostra os 12 princípios básicos de animação da Disney
59
Compartilhamentos

Vídeo divertido mostra os 12 princípios básicos de animação da Disney

Último Vídeo

O livro The Illusion of Life: Disney Animation (“A Ilusão da Vida: Animação da Disney”, em tradução livre), de 1981, reúne as técnicas de animação utilizadas pelos Studios Walt Disney na década de 1930. Nele, animadores renomados – como Frank Thomas e Ollie Johnston – descreveram cada um dos princípios básicos que o estúdio americano usava para dar um aspecto mais realista aos personagens.

The Illusion of Life

Como era de se esperar, o livro serviu de inspiração para muitos entusiastas da animação. E o designer e animador italiano Cento Lodigiani foi uma das pessoas que se inspirou no livro para produzir um vídeo e uma série de GIFs que ilustram os 12 princípios básicos do estúdio americano.

As técnicas valorizam a movimentação dos personagens, dão uma sensação de peso conforme o objeto se move no espaço, trazem um toque de carisma ou até mesmo de exagero para diferentes situações. O trabalho de Lodigiani foi revisitar esses princípios e transformá-los em um vídeo e 12 GIFs que dão vida às técnicas.

“Os 12 princípios básicos da animação foram desenvolvidos pelos ‘anciões’ dos Studios Walt Disney. (...) Logicamente, eles não eram anciões naquela época, mas jovens que estavam diante de incríveis descobertas e que estavam colaborando para o desenvolvimento de uma nova forma de arte. Esses princípios são o resultado da reflexão sobre a prática e o desejo da Disney em usar a animação para expressar caráter e personalidade”, explica o designer.

Para conferir mais GIFs, basta acessar o Tumblr do artista e, abaixo, você fica com a animação criada por Cento Lodigiani:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.