Compras monitoradas

Compras monitoradas

Equipe MegaCurioso

Fonte: Divulgação

Já imaginou ter uma carteira que controla seus gastos, suas compras, se você pode ou não adquirir aquele sapato lindo da vitrine? Sempre tem aquele dia em que você não resiste e gasta dinheiro sem estar com a conta no azul, não é? Há quem não irá apreciar muito essa ideia, principalmente as pessoas mais consumistas. Porém, o invento de uma carteira inteligente existe e foi desenvolvido pelo renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

O Instituto, através do pesquisador John Kestner, criou três protótipos de carteiras, denominadas “Proverbial Wallets”. Elas têm em sua estrutura um dispositivo que se conecta com o Bluetooth de seu celular e se atualiza pela internet para acessar a sua conta. Dessa forma, ela pode tornar o processo de gastar dinheiro mais fácil ou mais difícil, de acordo com a situação de sua conta no banco.

Uma delas, batizada de “pavão”, infla e desinfla dependendo de como está seu saldo. Ou seja, carteira cheinha, conta positiva! Ainda tem o modelo “mamãe urso”, que vai continuamente travando sua abertura de acordo com os gastos, até travar completamente quando a conta está para ficar no negativo. E, por fim, a modelo “abelha”, que vibra em cada transação financeira realizada pelo dono como uma transferência, um depósito ou um gasto no cartão de crédito.

O conceito é ótimo, mas será que realmente funcionaria na prática? Questionado sobre isso, o pesquisador John Kestner afirmou que, por enquanto, são apenas protótipos e ainda muito sensíveis para o uso diário. Porém, com exceção do modelo “pavão”, que ele considera de fato inviável atualmente, as outras são tão compactas quanto qualquer carteira. A ideia é interessante para o controle da conta e da economia diária, mas e você, gostaria de ter uma destas na bolsa?

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.