
Estilo de vida
06/12/2012 às 09:49•1 min de leitura
[nznvideo]{@{iframe src="http://player.vimeo.com/video/53426724?title=0&byline=0&portrait=0&badge=0&color=87bfcc" width="600" height="400" frameborder="0" webkitallowfullscreen=" mozallowfullscreen=" allowfullscreen="}@}{@{/iframe}@}[/nznvideo]
Com a evolução da tecnologia, utilizar recursos avançados para criar clipes musicais com poucos minutos de duração não é exatamente uma novidade. Mas a banda mexicana The Plastics Revolution conseguiu aliar a modernidade do Instagram – o famoso aplicativo de fotos dos smartphones – à simplicidade do stop motion – que é uma técnica de animação que data do século XIX, é o que noticia o The Examiner.
Depois de produzir todas as fotos com o auxílio do aplicativo, a banda teria utilizado 1.905 imagens para criar os quadros do clipe da música “Invasion”. Além da animação das fotografias, nenhum efeito especial foi utilizado, a não ser os filtros disponíveis diretamente no Instagram que foram acionados no momento de captura das imagens.
Os músicos do The Plastics Revolutions não foram os primeiros a utilizar imagens do Instagram em um videoclipe. Essa façanha já havia sido realizada anteriormente por Ellie Golding (no vídeo da música “Anything Could Happen”) com imagens enviadas por seus fãs e por Kylie Minogue (no clipe “Flower”). No entanto, eles merecem destaque por serem os primeiros a criar uma sequência de imagens e, de fato, construir uma história coerente apenas com a ajuda do aplicativo.
Edit: alguns leitores nos lembraram que uma banda brasileira também entrou na onda e utilizou as imagens publicadas no Instagram para criar um videoclipe. Vale a pena conferir a versão tupiniquim do vídeo de "Vejo em teu olhar", da banda Móveis Coloniais de Acaju: