O que você acha disso: governo uruguaio decide legalizar a maconha

12/12/2013 às 06:341 min de leitura

De acordo com o El Pais, dentro de quatro meses entra em vigor no Uruguai uma lei que normaliza a produção e a comercialização da maconha no país. A votação no senado ocorreu depois de um longo debate político — contabilizando 16 votos a favor e 13 contra —, e com a decisão o país não só se tornou o primeiro na América Latina a legalizar a cannabis, como o primeiro do mundo a regulamentar o processo desde a produção até o consumo.

Fonte da imagem: Reprodução/El Pais

A decisão de legalizar a maconha tem como principal objetivo desmantelar o mercado negro relacionado a ela como forma de lutar contra o narcotráfico no país, já que a postura de apenas proibir não estava dando resultados. Uma vez promulgada, a lei permitirá que qualquer cidadão possa ter até seis plantas em casa, além de poder consumir a maconha em locais públicos e em segurança, sem correr o risco de sofrer represálias.

Legalização contra o narcotráfico

Fonte da imagem: Reprodução/El Pais

Depois que entrar em vigor, o que deve ocorrer em abril do ano que vem, as organizações de consumidores poderão cultivar suas próprias plantas e o governo deve dar início à produção para o fornecimento oficial em farmácias.

Além disso, segundo a nova lei, qualquer pessoa no país que deseje fazer parte das organizações de consumidores ou usufruir da distribuição estatal só precisará se registrar no IRCCa — Instituto de Regulamentação e Controle da Cannabis —, órgão criado especialmente para auxiliar na regulamentação do consumo.

E você, leitor, o que acha da medida? Acredita que legalizar é a melhor forma de combater o narcotráfico? E sobre o consumo, você pensa que ele aumentará ou se manterá estável? Não deixe de dar a sua opinião nos comentários!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: