Quantos idiomas uma pessoa é capaz de aprender?

13/11/2017 às 05:582 min de leitura

Há muitos séculos, falar vários idiomas era necessário para que houvesse comunicação e comércio entre povos, já que não era preciso viajar para muito longe para se deparar com gente falando línguas diferentes.

Ainda hoje, é comum encontrarmos vovôs e vovós que vieram de outros países e ainda se comunicam fluentemente em mais de duas línguas. Na Índia, por razões comerciais, é comum encontrar quem domine cinco ou seis idiomas diferentes, sabia? Mas e mais do que isso é possível? Já imaginou ser fluente em dez ou mais línguas?

O Mental Floss falou um pouco sobre o trabalho de Michael Erard, que viaja pelo mundo à procura de hiperpoliglotas, que são as pessoas que estudam e aprendem um grande número de linguagens – conheça as habilidades de algumas dessas pessoas a seguir:

1 – Graham Cansdale

Ainda que tenha estudado mais idiomas, Cansdale se diz fluente mesmo em 14 línguas, e trabalha como tradutor na Comissão Europeia de    Bruxelas.

2 – Lomb Kató

Essa húngara domina tranquilamente cinco idiomas, mas com um dia de estudo consegue se lembrar dos outros 11 que fala – sim, são 16 línguas, no total. Ela nos aconselha a manter a firmeza na hora de aprender uma língua nova e agir como se fôssemos gênios da linguística.

3 – Alexander Arguelles

Ele não gosta de dizer quantos idiomas fala fluentemente, mas já estudou 60 deles – até hoje, dedica nove horas do seu dia a aprender novas línguas. Em termos de competência de leitura, ele se provou fluente em 20 idiomas.

4 – Johan Vandewalle

Em 1987, Vandewalle ganhou um concurso de idiomas, se mostrando capaz de passar em testes de 22 línguas – a prova consistia em 10 minutos de conversação com falantes nativos de cada idioma.

5 – Ken Hale

Esse famoso linguista do MIT é fluente em 50 idiomas! Para ele, o segredo para aprender qualquer língua é fazer uma imersão cultural em cada idioma. Claro, ele tem mais facilidade para aprender línguas novas, mas não gosta muito de falar sobre isso.

6 – Emil Krebs

Krebs foi um diplomata alemão conhecido por sua grande capacidade de aprender novos idiomas. O cara era tão inteligente que, depois de sua morte, seu cérebro foi conservado para estudo. Quantos idiomas ele falava? Algo entre 32 e 68!

7 – Giuseppe Mezzofanti

Eis outro grande conhecedor de idiomas. De acordo com um de seus biógrafos, Mezzofanti estudou 14 idiomas que nunca usou, em 11 era bom em conversação, em nove ele falava não muito perfeitamente e em 30 ele era simplesmente perito. Até hoje não se sabe quantos idiomas ele falava, mas a estimativa está entre 40 e 72.

***

Após conhecer esses exemplos, quem fala português, inglês e espanhol pode se sentir meio desmotivado, é verdade, mas essas pessoas são realmente exceções.

De qualquer forma, parece não haver limites em termos de aprendizado, e tudo isso depende de interesse, dedicação e muito, muito estudo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: