Ciência
13/11/2017 às 08:11•2 min de leitura
Oito! Sim, caro leitor, existe um número que responde — ou pelo menos tenta responder — à pergunta que fizemos no título da matéria. Aliás, você há de concordar que não pode existir apenas um tipo de inteligência e comparar todas as pessoas com base nela, não é mesmo?
Esse questionamento, no entanto, não é novo. Howard Gardner, um psicólogo norte-americano, elaborou há cerca de 35 anos a “Teoria das Inteligências Múltiplas”, onde ele descreve alguns tipos de inteligência que observou em seus estudos. Essa teoria já foi modificada algumas vezes e, a seguir, você pode saber um pouco mais sobre os tipos de inteligência conhecidos e quais profissões geralmente são associadas com elas:
1 – Verbal-linguística: Esta inteligência é comum em escritores, poetas e jornalistas, e tem relação com a capacidade de usar bem as palavras para se comunicar, seja de forma escrita ou oral.
Giphy 1
2 – Lógico-matemática: Associada aos cientistas, engenheiros e matemáticos, ela está relacionada com a capacidade de criar soluções para problemas lógicos e saber lidar bem com os números.
3 – Musical: É aquela presente nos profissionais e artistas que trabalham com música. Pode ser associada com a capacidade de perceber e distinguir bem os sons e os ritmos.
Giphy 2
4 – Espacial: Aqui encontramos as capacidades dos desenhistas, arquitetos, escultores e artistas plásticos, por exemplo. É a capacidade de enxergar objetos de diferentes perspectivas e criar facilmente imagens mentais.
5 – Corporal-sinestésica: Dançarinos, atletas e atores representam essa aqui. Consiste em conhecer o próprio corpo e seus movimentos, bem como realizar trabalhos manuais com destreza.
Giphy 3
6 – Naturalista: A vez é dos biólogos. Saber interpretar a natureza, ser sensível a ela, assim como distinguir entre seus elementos, são habilidades de quem tem esse tipo de inteligência.
7 – Interpessoal: Professores, vendedores e coachings representam esta aqui. É a aptidão de reconhecer as semelhanças e diferenças entre pessoas, saber lidar com elas e saber se colocar no lugar delas.
Giphy 4
8 – Intrapessoal: Sejam bem-vindos, psicólogos, psiquiatras e filósofos. O forte aqui é se conhecer e fazer autorreflexões, distinguindo suas potencialidades e limitações.
E aí? Você se identificou com alguma? Bem, vale destacar que essas são as inteligências identificadas e alguns exemplos de carreiras associadas. Mas, é claro que o ser humano é bastante complexo e vai apresentar diferentes graus de cada uma delas, sendo cada pessoa uma versão única de si mesma. Contudo, é legal conhecer esses tipos para não nos limitarmos apenas por resultados de provas e testes de QI. Cada um é inteligente à sua própria maneira ;).
*Este texto é de autoria de Marcus Cattem, professor de Ciências e Biologia.