Confira 5 coisas que foram inventadas antes da roda

14/03/2018 às 13:302 min de leitura

De acordo com os estudiosos, as primeiras rodas surgiram por volta do ano 3,5 mil a.C. na Mesopotâmia, provavelmente a partir da necessidade de tornar a vida dos artesãos que produziam potes de argila ou outros materiais mais fácil. Pois, apenas 300 anos depois da criação da “roda de oleiro”, a invenção já havia sido adaptada para ser usada em carroças e bigas.

Roda de oleiro(Wikimedia Commons/Piotrus)

Você há de concordar que a roda está entre as criações mais celebradas da História — sendo inclusive listada entre as invenções que nos diferem de outros animais —, certo? No entanto, de acordo com Megan Gannon, do site Mental_Floss, comparado com outros produtos da engenhosidade humana, a roda é algo incrivelmente recente. Confira a seguir uma seleção de coisas que foram inventadas bem antes dela!

1 – Olarias

Quando: 18 mil a.C.

Olaria(Wikimedia Commons/Derek Jensen)

Já que mencionamos a roda de oleiro no comecinho da matéria, achamos apropriado começar com o surgimento das olarias. Muito antes de as rodas serem inventadas, as pessoas já se dedicavam a produzir recipientes para armazenar coisas, para se alimentar e beber. Só dava mais trabalho para fabricar os objetos, uma vez que os artesãos tinham que trabalhar e moldar a argila até ela obter o formato desejado e depois cozê-la até que ela ficasse dura.

2 – Cola

Quando: 200 mil a.C.

Pontas de pedra(Nature/P. R. B. Kozowyk/M. Soressi/D. Pomstra/G. H. J. Langejans)

Se você pensava que substâncias usadas para “grudar” coisas são uma invenção moderna, saiba que a cola é uma invenção pra lá de velha. Muito mais velha do que a da roda! Isso porque existem evidências de que os neandertais produziam um adesivo — cuja receita era complicada de se fazer — a base de seiva de bétula para fixar pontas de pedra a cabos de madeira.

3 – Embarcações

Quando: entre o ano de 43 mil e 8 mil a.C.

Embarcação antiga(Museu Regional de Drenthe)

Embora os arqueólogos não tenham conseguindo encontrar uma embarcação que tenha sobrevivido a 45 mil anos de história, mas todos sabem que os humanos deram um jeito de chegar e povoar ilhas no Pacífico, a Indonésia e a Austrália há esse tempo todo. Seja como for, existe uma canoa produzida há 10 mil anos (ou seja, muito antes da invenção da roda) que foi descoberta na Holanda e se encontra em exposição no Museu Regional de Drenthe.

4 – Bebidas alcóolicas

Quando: 7 mil a.C.

Bebidinhas(National Geographic)

Quando a roda foi inventada, já fazia um tempão que a galera se dedicava a preparar suas próprias bebidinhas. A evidência mais antiga de bebida alcóolica de que se tem notícia foi encontrada na forma traços de um coquetel fermentado em um recipiente de 9 mil anos, mais ou menos, descoberto na China. Além disso, graças a algumas descobertas recentes, alguns arqueólogos começaram a suspeitar que, em vez de domesticar grãos para a produção de pão, os humanos queriam mesmo é matéria-prima para produzir cerveja!

5 – Calendários

Quando: 8 mil a.C.

Calendário lunar(BBC)

Os humanos desenvolveram métodos para acompanhar a passagem do tempo muito antes de inventarem a roda. Tanto que o calendário mais antigo já descoberto tem 10 mil anos de idade e foi encontrado na Escócia. Segundo os arqueólogos que acharam essa antiguidade, o calendário consiste em uma série de 12 covas cujo alinhamento parece imitar o ciclo lunar — bem diferente das “folhinhas” e calendários de mesa com os quais estamos acostumados hoje em dia, mas, aparentemente, funcional para a cultura que o criou.

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: