A origem curiosa do nome de 10 países

12/04/2018 às 13:002 min de leitura

1. Espanha – Terra dos Coelhos

A civilização cartaginesa foi a primeira a chegar à região onde hoje fica a Espanha e a nomeou usando o termo fenício “sphan”, que foi traduzido como “coelho”. Quando os romanos chegaram, eles mantiveram o nome, que foi tendo novas grafias até se estabelecer em “España”.

coelhos

2. Venezuela – Pequena Veneza

Quando os colonizadores espanhóis chegaram à região onde atualmente está a Venezuela, eles encontraram diversas tribos que viviam em palafitas sobre as águas. Elas eram interligadas por estreitas pontes, que lembrava a Veneza italiana.

barco

3. Burkina Faso – Pátria das Pessoas Íntegras

Chamada anteriormente de República do Alto Volta, Burkina Faso foi renomeado em 1984, usando a língua more, principal do país. Nela, “burkina” significa “pessoas íntegras” e “faso” se refere a “terra natal”.

burkina faso

4. México – Umbigo da Lua

Antigamente, a capital do país se chamava Metztlixihtlico que junta os termos astecas “metztli” (“lua), “xictli” (“centro”) e “co” (lugar). Porém, algumas teorias apontam que “xictli” na verdade queria dizer “umbigo”.

mexico

5. Quirquistão – Terra dos 40

Na língua quirguiz, oficial do país, “quirguiz” é traduzido como “40” e seria uma referência aos 40 clãs regionais que viviam no país e foram unificados pelo herói Manas por volta do ano 1000.

quirquistão

6. Mônaco – Casa Isolada

O pequenino país de Mônaco, com pouco mais de 30 mil habitantes, teria sido nomeado assim através dos termos gregos “monos” (“solidão” / “isolado”) e “oikos” (“casa”) por volta do século 6 a.C.!

monaco

7. Camarões – Rio dos Camarões

Se você desconfiava que Camarões tem o nome em homenagem ao animal, você estava certo! Existia um rio por lá que os colonizadores portugueses chamavam de Rio dos Camarões. Com o tempo, o nome pegou em toda a região.

camaroes

8. Itália – Terra dos Bezerros

Acredita-se que o nome Itália tenha origem no vocábulo da região da Calábria “italói”, que era usado para se referir aos bezerros! Alguns historiadores, entretanto, acham que na época “italói” se referia aos touros, mas a história dos bezerros é mais divertida.

italia

9. Cazaquistão – Terra dos Nômades

O termo “cazaque” tem origem na antiga palavra turca “kaz”, que significa “vagar”. Como por lá existiam muitos povos nômades, foi uma questão de tempo até incluírem o sufixo persa “stan”, que significa “terra”.

cazaquistão

10. Chile – Onde a Terra Acaba

Acredita-se que o nome seja derivado do termo quéchua “chilli”, que significa “fim”, já que ali seria onde acabavam as terras dos incas.

chile

Mais curiosidades envolvendo países

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: