Drops Históricos #022: Sua dose semanal de História aqui no Mega

27/08/2018 às 04:463 min de leitura

Na semana passada, você acompanhou uma coluna inteira somente com fatos relacionados a grandes conflitos que o mundo já viveu. Nesta, a palavra-chave é diversidade! Uma data importante para a luta por paz e igualdade racial abre o Drops Históricos #22, com um dos momentos mais marcantes da militância antirracismo de Martin Luther King.

Nessa transição entre agosto e setembro, um Papa foi escolhido pelo Vaticano, uma guerra terminou, e o Quênia tenta colocar um basta à caça indiscriminada de elefantes para a extração de marfim. Quando agosto termina, afinal, o mundo clama por paz.

Confira estes e outros fatos importantes da história da humanidade na coluna de hoje!

28 de agosto

1963: Martin Luther King faz seu discurso mais famoso

"I have a dream". Essa frase, também eternizada na música do Abba, se consagrou mesmo no discurso que Martin Luther King, militante contra o racismo nos Estados Unidos, fez no Lincoln Memorial, em Washington, D.C., em 28 de agosto de 1963.

Em pleno período de luta pela igualdade racial, em um momento em que o mundo inteiro lutava contra a segregação por raça e o preconceito, a Marcha de Washington por Empregos e Liberdade foi decisiva para colocar pressão sobre os governantes norte-americanos quanto aos direitos de pessoas negras. Poderoso e inspirador, o discurso é até hoje considerado um dos momentos mais importantes da história.

29 de agosto

1825: Portugal reconhece a independência do Brasil

Aprendemos na escola que o Brasil conquistou sua independência de Portugal com o famoso grito de Dom Pedro em 1922, às margens do Ipiranga, no dia 7 de setembro. Mas isso não significa que, logo em seguida, o Brasil já era capaz de andar com as próprias pernas — afinal, o colonizador havia explorado ao máximo nosso território.

Como se isso não bastasse, a Coroa portuguesa também se recusou a reconhecer a independência nos anos seguintes. Foi somente quando a Inglaterra entrou na negociação que o vizinho europeu concordou em entregar de vez as chaves do país, depois que o Brasil topou assumir parte da dívida portuguesa com a Inglaterra.

30 de agosto

1973: O Quênia proíbe o comércio do marfim

Todos os anos, cerca de 50 mil elefantes morrem no mundo graças a um tipo de comércio que é totalmente nocivo à preservação das espécies: o do marfim. Mas o prejuízo era ainda maior até 45 anos atrás, quando a transação era permitida no Quênia e a caça aos elefantes ainda era autorizada. Em 1973, no entanto, a atividade se tornou proibida no país.

Infelizmente, mesmo assim a caça continua e, no ano passado, o país queimou toneladas de marfim como protesto contra a caça ilegal.

31 de agosto

1888: Primeiro assassinato de Jack, o Estripador

Nem tudo é paz e preocupação ambiental, no entanto. Agosto não podia deixar de terminar em tragédia e, no dia 31, em 1888, o corpo de Mary Ann Nichols foi encontrado às 3h40 da madrugada em Londres, na Inglaterra.

 />

Ela mostrava sinais de ter sido golpeada no peito e tinha dois cortes profundos na garganta, além de vários outros no peito e no lado direito do corpo. Ela foi a primeira de uma série de mulheres assassinadas  crimes que assolaram a capital inglesa naquele ano. Ao todo, cinco mortes são atribuídas a um criminoso que ficou conhecido como Jack, o Estripador: além de Mary Ann, foram vítimas Annie Chapman, Elizabeth Stride, Catherine Eddowes e Mary Jane Kelly.

Jack nunca foi preso, e vários outros crimes em 1891 também foram atribuídos a ele, mas o caso permanece um mistério até hoje.

1º de setembro

1804: Descoberto o asteroide Juno 3

O astrônomo alemão Karl Harding é o responsável por ter descoberto, em 1804, o terceiro asteroide da família Juno, que também foi nomeado Juno por ser um dos maiores de sua leva, com cerca de 234 quilômetros de diâmetro.

 />

Lotado na Universidade de Göttingen, Harding foi assistente de Carl Friedrich Gauss, um dos maiores matemáticos que já existiram.

2 de setembro

1870: Napoleão III é capturado na Guerra Franco-Prussiana

Na semana passada, a gente contou aqui na coluna Drops Históricos um pouco sobre uma das derrotas do exército francês em Portugal. Acontece que as fronteiras francesas continuaram indefinidas por muitas décadas além disso.

 />

No mesmo ano em que a Família Real Portuguesa vinha para o Brasil, nascia Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte que viria a se tornar o primeiro presidente da 2ª República do país, entre 1848 e 1852, e depois imperador, desse mesmo ano até 1870, quando foi capturado durante a Batalha de Sedan, na Guerra Franco-Prussiana. O conflito durou quase 1 ano e marcou disputas territoriais e pela hegemonia sobre a Europa.

3 de setembro

1914: Papa Bento XV é nomeado

Giacomo della Chiesa era o nome dele até ser escolhido pelo Vaticano como Papa, em 3 de setembro de 1914, passando a ser chamado de Papa Bento XV. Foi o último Bento antes de Joseph Aloisius Ratzinger, atuando como Papa até 1922, quando faleceu em Roma.

 />

Foi um dos pontífices mais altamente educados, já que estudou Direito antes de ser padre. Com 21 anos, já possuía doutorado na área, mas seu verdadeiro desejo era o sacerdócio, que alcançou logo depois de seu doutoramento.

Seu grande desafio era atuar nas funções de Papa justamente no período da Primeira Guerra Mundial, quando os países isolaram a Igreja católica de qualquer possível negociação pela paz.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: