Artes/cultura
18/10/2018 às 11:00•1 min de leitura
Se você pensa que dar nome para um filho ou para algum produto é uma tarefa difícil, imagine dar nome para algo que nem sequer tem nome? Você já pensou, por exemplo, quem foi a primeira pessoa a chamar o sanduíche de... sanduíche? O Tip Arqueólogo do canal do Mega no YouTube traz essa e outras origens de palavras bastante conhecidas. Confira:
Em 1759, Étienne de Silhouette foi um ministro de finanças da França durante o reinado de Luís XV. Ele, porém, não foi um político muito bom, por isso sua fama não era das melhores – ele ficou apenas 8 meses no cargo, o suficiente para causar um rombo nas economias do país. Seu hobby era desenhar perfis humanos sem nenhum tipo de detalhe, algo que na época ficou conhecido como “À la Silhouette”. Isso virou uma expressão para coisas inacabadas, até que virou a expressão que usamos hoje.
Charles Boycott era um militar britânico que morava na Irlanda, em 1880, mas não dava muita atenção às reivindicações da população de lá. Ele inclusive tentou barrar uma manifestação, fazendo com que todo mundo, inclusive seus subordinados, passassem a ignorá-lo em qualquer convívio social. Uma grande paralisação se deu após isso e por fim o termo “boycott” acabou sendo popularizado.
John Montagu foi o 4º Conde de Sandwich, um pequeno vilarejo localizado no sudeste da Inglaterra. Montagu viveu entre 1718 e 1792 e, diz a lenda, que ele adorava jogar cartas. Como ele não queria parar para comer, ele acabou ordenando que fossem colocados diversos recheios entre duas fatias de pão para que ele não sujasse as mãos ou as cartas. Assim, teria surgido o sanduíche como conhecemos hoje em dia.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!