Drops Históricos #50: Sua dose semanal de História aqui no Mega

11/03/2019 às 04:003 min de leitura

50 anos atrás, o mundo via Richard Nixon tomar posse da presidência dos Estados Unidos, pouco antes de um meteorito atingir o estado de Chihuahua, no México. Foi também exatamente meio século atrás que Neil Armstrong pisou na Lua, um grandessíssimo feito do homem. Foi também 50 anos atrás que nasceu simbolicamente a internet, com a primeira mensagem tendo sido enviada via Arpanet.

Mas nada disso aconteceu exatamente nessa semana. Esses fatos inusitados todos apenas aconteceram no ano de 1969, e não é sobre eles que a gente vai falar a seguir. Acontece que, nessa edição do Drops Históricos, o número 50 é especialmente significativo, já que é esse o número de edições que a gente completa e comemora nesta semana. Legal, não é?

Que bom que você acompanha esse trabalho com a gente, aqui no Mega! Dá a mão e embarca junto nessa máquina do tempo para saber o que estava acontecendo hoje em algum lugar, em algum momento da história.

11 de Março

1888: A Grande Nevasca

Foto: Wikimedia Commons/ Domínio Público

Foram três dias de desespero, entre 11 e 14 de março de 1888. Nesta ocasião, quase 400 pessoas morreram em decorrência de uma neve que simplesmente não queria parar de cair. O episódio que ficou conhecido como A Grande Nevasca de 1888 começou ao longo da costa leste dos Estados Unidos, mas terminou se espalhando em diversos outros estados mais ao interior do estado.

Em cidades como New Jersey, Nova York e Massachusetts, ventos de mais de 72Km/h dispersavam os flocos e grandes blocos de neve com 15m de altura se acumulavam.

Presas em casa sem poder sair, as pessoas estavam em pânico. O sistema ferroviário parou, era impossível circular cargas de alimento e o país virou um caos.

12 de Março

1945: Morre Anne Frank

A menina cujas palavras ajudaram o mundo inteiro a entender um pouco sobre como era viver em um esconderijo de judeus durante a Segunda Guerra Mundial teve uma vida curta demais, que terminou em março de 1945, poucos meses antes do fim do conflito.

Foto: Anne Frank House

Anne Frank e sua família foram capturadas e presas em campos de concentração. Primeiro, ela e sua mãe e irmãs foram enviadas para Auschwitz, depois ela e a irmã Margot foram realocadas Bergen-Belsen. Lá, alguns meses depois de chegar, ambas contraíram tifo, doença comum entre os prisioneiros capturados pelo regime nazista, e faleceram logo em seguida em decorrência dos sintomas da doença.

13 de Março

1639: É oficializado o Harvard College

Fundada em 1936, a mais antiga faculdade da colônia britânica, antes mesmo da independência, começou suas atividades sendo chamada apenas de College, a partir de uma verba de apenas 44 libras, instalada em Cambrige - uma cidade na época, se chamava Newetowne. Dois anos depois, quando um nobre local chamado John Harvard, pastor congregacional calvinista, doa toda a sua biblioteca, uma coleção impressionante para a época, com 400 livros, à universidade, sendo um dos principais e o primeiro grande benfeitor da mesma. Não à toa, um ano depois a instituição passa a se chamar Harvard Colledge.

14 de Março

1931: Cinema indiano ganha voz

Foto: India Video

Hoje terra de Bollywood, a indústria cinematográfica mais lucrativa do mundo, a Índia teve seu primeiro filme com som, encerrando a era do cinema mudo, em 1931.

Neste dia, estreava Alam Ara, o primeiro filme com som do país, uma adaptação da peça de teatro Parsi, de Joseph David.
Dirigido por Areshir Irani, um ator e produtor indiano, o filme foi um grande sucesso de bilheteria. A história girava em torno da rivalidade entre duas rainhas que tentavam tirar o trono das mãos uma da outra.

Alam Ara chegou inclusive a ser refilmado, tendo um remake em 1973, que está disponível para visualização no Youtube.

15 de Março

1985: José Sarney é eleito presidente

Foto: Presidência do Brasil

Depois de 21 anos de Regime Militar, o Brasil finalmente tem um presidente civil. Seu nome? José Sarney, que se elevou ao cargo quando o presidente eleito Tancredo Neves ficou doente.

Seu mandato durou exatamente cinco anos, sendo encerrado também em 15 de março de 1990, e foi durante ele que o Brasil ganhou a Constituição que tem hoje, a de 1988, criada durante o período de redemocratização.

16 de Março

1978: Aldo Moro é sequestrado

Foto: Domínio Público

Um nome extremamente popular na política italiana, Aldo Moro foi primeiro-ministro do país por cinco mandatos, entre 1963 e 1976, representante da Democracia Cristã.

Sofrendo com o pós-guerra e em plena Guerra Fria, o país tentava sair de uma crise quando, em março de 1978, Aldo Moro foi sequestrado por um grupo de extrema direita revolucionária, a Brigada Vermelha. Foi mantido em cativeiro por 55 dias e assassiado em maio, tendo seu corpo abandonado a alguns metros da sede do seu partido. Até hoje, seu assassinato permanece mal explicado, cercado de teorias da conspiração e um dos mais emblemáticos casos do tipo no país.

17 de Março

1958: Estados Unidos lançam Vanguard 1

Foto: NASA

O relógio marcava 12h15min41s quando os Estados Unidos lançaram o satélite artificial que, mais tarde, se tornaria o mais antigo a orbitar a Terra. Lançado em 1958, o Vanguard 1 está até hoje orbitando o planeta.

O programa Vanguard foi iniciado na Flórida, na base de Cabo Canaveral, e o satélite foi o primeiro do mundo a usar energia solar para se manter em funcionamento. Segundo dos Estados Unidos a entrar em órbita, depois do Explorer, o Vanguard 1 foi lançado antes mesmo da NASA ser chamada de NASA, quando ainda era Laboratório de Pesquisa Naval, baseada em Washington.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: