publicidade

Sudão desliga internet móvel para evitar que estudantes colem

20/09/2020 às 11:001 min de leitura

O Sudão tomou uma medida radical para impedir que estudantes usem o celular para colar durante o vestibular. Até o dia 24 de setembro, o sinal de internet móvel será interrompido em todo território nacional durante três horas, diariamente.

Segundo o Ministério da Educação do país, essa é uma ação para prevenir uma “trapaça em grande escala” durante os exames. Em suma, eles querem evitar o mesmo escândalo que ocorreu há três anos, quando as questões das provas vazaram na rede.

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Na última quarta-feira (16), a medida implantada pelo governo sudanês pegou todos os cidadãos de surpresa. Mesmo aqueles que estão com as contas em dia ficaram sem sinal no período entre às 8h e 11h da manhã.

Após diversas reclamações, as operadoras locais revelaram que a ação foi um pedido do Ministério da Educação. Assim, apenas instituições essenciais, bancos e empresas que utilizam conexão a cabo vão permanecer online durante a “pausa” diária.

Desta maneira, cerca de 13 milhões de usuários ficarão impossibilitados de acessar a rede através de dispositivos móveis. Apesar de não ser uma forma de isolar o país, isso ocorre com todos os consumidores – independentemente de ser estudante ou não.

( Pexels/Reprodução)( Pexels/Reprodução)

Antiga prática governamental

Curiosamente, essa não é a primeira vez que o governo do Sudão desliga o sinal móvel para evitar algo em “grande escala”. Aparentemente, isso é bem comum no país africano quando há manifestações contra as autoridades.

No caso, a tática de deixar as pessoas sem internet atrapalha na organização dos protestos. Portanto, os manifestantes não conseguem se comunicar e, por consequência, as ações contam com menos participantes.

O que você achou da atitude da administração sudanesa? Qual é a sua opinião sobre essa medida para desencorajar os estudantes a usarem o celular para colar durante as provas do vestibular? Conte para nós nos comentários!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: