Seja o primeiro a compartilhar

Boas festas com dicas de ortografia e criatividade

Aproveitando que estamos em dezembro, época de festas tradicionais, vamos começar a coluna desta semana lembrando que datas comemorativas e feriados devem ser escritos com iniciais maiúsculas. Então, ficam assim: Natal, Dia de Ação de Graças, Dia de Finados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Páscoa, Carnaval etc.

No caso de Ano-Novo, além das iniciais maiúsculas, é preciso lembrar do hífen, ok? É um pouco estranho? Sim. Entretanto, é como está cadastrado no sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (ou apenas VOLP), da Academia Brasileira de Letras.

Outra dica de ortografia é com relação à palavra pisca-pisca, que admite duas formas de plural: pisca-piscas e piscas-piscas. Você pode escolher, então aproveite para caprichar na concordância — e na decoração.

(Fonte: Giphy)
(Fonte: Giphy)

É criatividade que você quer?

Um site bem interessante (e gratuito) para pesquisar palavras e aprender mais é o Dicionário Criativo. Embora ele seja elaborado com foco maior em pessoas que lidam bastante com textos — como jornalistas, estudantes, publicitários, tradutores etc. —, todos podem se beneficiar das funcionalidades, é claro! 

Depois que determinado termo é inserido no campo de busca, os resultados trazem significados, sinônimos, palavras relacionadas, dicionário de expressões, de citações e até rimas! Ou seja, é uma ferramenta que auxilia bastante quem precisa desenvolver ideias e encontrar a melhor forma de expressá-las. Vale testar, hein?!

Tenha um feliz Natal e até semana que vem!

***

Debora Capella, colunista semanal do Mega Curioso, é mestre em Estudos da Linguagem e atua nas áreas de revisão, edição, tradução e produção de textos há 15 anos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.