Plataforma de ensino gratuito da IBM ganha canal de astronomia

21/12/2020 às 05:002 min de leitura

A plataforma de educação a distância gratuita Open P-TECH da IBM ganhou um novo canal neste mês de dezembro, com conteúdos voltados para a área de astronomia. A novidade facilita o acesso a temas de grande interesse na área de ciências em tempos de pandemia, promovendo uma viagem pelo cosmos e os mistérios do universo.

Direcionado aos estudantes e professores do ensino médio, o canal de astronomia da Open P-TECH foi desenvolvido em parceria com 14 instituições da América Latina, que disponibilizam todo o seu acervo científico. Entre elas, estão a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Observatório Nacional (ON).

Por meio dele, os estudantes podem ter acesso aos conteúdos organizados em diferentes módulos, sendo um por instituição parceira. Neles, é possível encontrar materiais sobre astronomia em geral, asteroides, buracos negros, física e astrofísica, entre outros assuntos.

No novo canal, os jovens podem aprender astronomia de um jeito descomplicado.
No novo canal, os jovens podem aprender astronomia de um jeito descomplicado. (Fonte: IBM/Divulgação)

Os módulos incluem cursos, podcasts, vídeos e conferências, além de experimentos. O canal disponibiliza ainda um formato holográfico e uma experiência 360º de realidade aumentada sobre os astros, recursos que ajudam a entender melhor os temas abordados na plataforma, segundo a IBM.

Outros conteúdos disponíveis na Open P-TECH

A plataforma de educação gratuita da gigante da tecnologia também ganhou um novo canal de sustentabilidade para educadores, que oferece apoio aos professores do nível médio. Neste caso, são abordados temas como o lixo eletrônico e os riscos que ele traz para o meio ambiente.

Desenvolvido em parceria com organizações como World Wild Fund for Nature (WWF), Chesapeake Bay Foundation e The Nature Conservancy, este canal conta com aulas, atividades sobre sustentabilidade, feira virtual de carreiras e experiências de planejamento profissional.

Há outros conteúdos disponíveis na plataforma. (Fonte: IBM/Reprodução)
Há outros conteúdos disponíveis na plataforma. (Fonte: IBM/Reprodução)

Além dos novos conteúdos sobre astronomia e sustentabilidade, a Open P-TECH disponibiliza canais voltados a temas como Cibersegurança, Blockchain, Design Thinking, Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Competências Profissionais, atendendo mais de 130 mil alunos em 130 países.

Todos os canais e materiais estão disponíveis gratuitamente na plataforma, com acesso liberado mediante cadastro na página. Alguns dos conteúdos oferecem certificados digitais para quem concluir os cursos, que podem ser adicionados ao currículo profissional.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: