5 fatos históricos importantes que completam aniversário em 2021

18/03/2021 às 06:002 min de leitura

O ano de 2021 marca o aniversário redondo de inúmeros fatos históricos, fazendo com que tais eventos ganhem um pouco mais de destaque na internet e em outros veículos de divulgação. Dessa forma, eles não são lembrados apenas por historiadores e entusiastas, mas também em provas e vestibulares de todo o país, que costumam esquentar a mente dos estudantes ao cobrar conhecimentos na área.

Confira abaixo alguns acontecimentos de destaque na história mundial que fazem aniversário em 2021:

1. Dom Pedro II coroado como imperador do Brasil, em 1841

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Em 18 de dezembro de 1841, D. Pedro II, na época com apenas 15 anos, foi coroado imperador oficial do Brasil. O feito foi possível após a realização de uma manobra política que possibilitou a redução de sua maioridade, dando início ao Segundo Reinado, período compreendido entre 23 de julho de 1840 e 15 de novembro de 1889.

2. O fim da Guerra Fria e a separação das repúblicas soviéticas, em 1991

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

O colapso do comunismo de 1989 resultou no fim definitivo da Guerra Fria, com a declaração oficial comprovando a dissolução das antigas repúblicas da União Soviética. O evento marcou o início do presidencialismo russo e a criação do bloco econômico CEI (Comunidade dos Estados Independentes), encerrando as principais divergências entre a URSS e os Estados Unidos.

3. O fim da Guerra do Golfo, em 1991

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Milhares de civis mortos foram contabilizados durante as hostilidades entre Iraque e os Estados Unidos, como resultado de uma invasão do país árabe no território do Kuweit, sob a liderança de Saddam Hussein. Com as fronteiras da região e os poços petrolíferos comprometidos, o conflito ganhou proporções internacionais, sendo necessário a ajuda de dezenas de países para expulsar as tropas iraquianas, no fim de 1991.

4. O atentado às Torres Gêmeas, em 2001

(Fonte: PxHere/Reprodução)(Fonte: PxHere/Reprodução)

Em 11 de setembro de 2001, o mundo se chocou com as imagens da destruição das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos. A iniciativa terrorista coordenada por Osama Bin Laden deixou quase 3 mil mortos no país e causou danos irreparáveis para a sociedade norte-americana, iniciando a política antiterrorista Guerra ao Terror, que visou derrubar de vez o Taliban, no Afeganistão.

5. Inicia-se a Primavera Árabe, em 2011

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

No final de 2010, multidões em inúmeros países de língua árabe foram às ruas para protestar contra as autoridades locais, de forma a combater movimentos ditatoriais e exibir melhores condições de vida, especialmente após a eclosão de uma crise econômica na região como resultado da ausência de democracia. A Primavera Árabe marcou por expor as instabilidades políticas no território e implicou em exigências por eleições e participação social.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: