Seja o primeiro a compartilhar

Por que não podemos beber água do mar?

Quando observamos a água existente no planeta Terra, percebemos que a maior parte dela é salgada. Algumas pessoas possivelmente já beberam um pouco dela na praia e perceberam que o gosto não é muito bom — e, no geral, ela traz mais problemas que apenas o seu sabor que não agrada.

Por que a água do mar faz mal para a saúde?

Tanto a água doce quanto a salgada possuem sais e minerais que são considerados essenciais para o nosso organismo, como magnésio, cálcio, cloro e sódio. Porém, esses valores são bem maiores quando observamos a água presente no mar.

Beber a água do mar causaria uma sobrecarga nos rins, que não teria condições de eliminar todo o excesso de sal trazido por ela. (Fonte: lindsay_imagery/Getty Images)Beber a água do mar causaria uma sobrecarga nos rins, que não teria condições de eliminar todo o excesso de sal trazido por ela. (Fonte: lindsay_imagery/Getty Images)

No caso desta, a concentração de sal, por exemplo, é 1000 vezes maior que na água doce, contendo em média de 30 a 40 gramas de sal por litro. Logo, se encher com ela o deixará bem longe de matar a sede. Pelo contrário: ela o levará à desidratação, provocando uma sobrecarga em seus rins.

Para a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que o ser humano não consuma mais que 6 gramas de sal por dia. Se alguém beber 1,5 litro de água do mar estará com dez vezes mais sódio que o recomendado em seu corpo.

Vale lembrar que quando temos muito sal em nosso organismo, o corpo tenta dissolvê-lo liberando água das células, com o excesso sendo eliminado na urina. Logo, isso causaria muito mais sede e vários danos à saúde, portanto nada de beber água do mar para se hidratar.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.