Se Hitler formou o Terceiro Reich, quais eram os outros dois?

15/07/2022 às 06:002 min de leitura

Em 1933, Adolf Hitler tornou-se Chanceler da Alemanha sob representação do Partido Nazista e o chamado Terceiro Reich teve seu início — acabando oficialmente em 1945 com o fim da Segunda Guerra Mundial. No entanto, se os nazistas formaram o Terceiro Reich, isso também significa que existiram outros dois antes disso, certo?

Se você quer saber mais sobre essa parte da história, você veio ao lugar certo. Ao longo dos próximos parágrafos, nós contaremos falaremos mais sobre o que os historiadores chamavam de Primeiro e Segundo Reich, além de como a Alemanha Nazista adquiriu esse título. Confira só!

A história dos Reichs

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Para entendermos mais sobre essa situação, precisamos ter em mente que o título de "Terceiro Reich" foi mencionado pela primeira vez como o título de uma obra do autor Arthur Moelle van den Bruck, em 1923, na Alemanha. Van den Bruck era um historiador cultural alemão e observou a criação da República de Weimar, após a Primeira Guerra Mundial, como uma força não natural.

O autor buscava opções mais nacionalistas para o futuro da Alemanha e achava que era necessário uma revolução que unisse ideias de Nietzsche com o fascismo, combinando o socialismo com o nacionalismo. Esse livro teve grande influência nos pilares de construção do Partido Nazista, o qual acreditava que a criação do "Terceiro Reich", ou "Terceiro Império", seria a única salvação para uma nação destruída.

Primeiro Reich

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O Primeiro Reich é como os historiadores chamavam o Império da Europa Central, uma força estabelecida por Carlos Magnos nos anos 800. No papel, esse domínio durou quase 1000 anos, até que Francisco II da Áustria abdicasse seu comando após uma derrota para Napoleão em Austerlitz.

Foi daí, inclusive, que surgiu a ideia de Hitler do "Reich de mil anos". Tirando os nazistas, no entanto, essa força bélica era chamada de “Sacro Império Romano da Nação Germânica”. O Primeiro Reich era um reino unido pela língua, e não pela etnia. Muito disso tem a ver com o fato do Império ser composto majoritariamente de germânicos, mas também de italianos e eslavos.

O domínio de Magno era o mais amplo visto na época desde a queda do Império Romano. No entanto, a falta de organização entre os estados da nação criou um caos generalizado entre as partes, sendo os novos imperadores cada vez menos dominantes. No fim, esse império dividiu-se entre prussianos no norte e austríacos no sul. 

Segundo Reich

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Com um século XIX tumultuado por múltiplos conflitos bélicos, o rei da Prússia obteve a ajuda de seus generais para derrotar os franceses sob o comando do Imperador Napoleão III em 1871. Durante uma ocupação de Paris, Bismarck passou a ser chamado de Kaiser (Imperador) da maioria das nações de língua alemã.

Foi assim que surgiu o Império Alemão, chamado pelos nazistas de Segundo Reich. O velho império derrubado pelos franceses estava novamente unificado e operante. Esse era um governo mais propenso à inovação, mas durou pouco até cair em 1918. Na época, muitos alemães consideravam ter sido humilhados por um inimigo externo e o Império Alemão trouxe esperança até sua dissolução.

Dessa maneira, surgiu a esperança de que um "Terceiro Império" fosse estabelecido como uma continuação dos outros dois anteriores. Porém, agora com visões de unidade e soberania. Essa brecha histórica permitiu aos nazistas implantar suas ideologias em território germânico e herdar o nome de Terceiro Reich. O resto, como sabemos, é história.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: