Afinal, como surgiram os nomes dos continentes?

04/08/2022 às 08:003 min de leitura

Você já parou para se perguntar como surgiram os nomes dos continentes? Assim como ocorre com os países, as nomenclaturas podem estar ligadas a acontecimentos do passado, a algumas doses de acaso e mesmo a figuras mitológicas. E claro, o que não faltam são teorias!

Embora estudiosos apontem que as placas tectônicas seguem se movimentando no assoalho terrestre e em alguns milhares de anos teremos uma configuração bem diferente, hoje podemos dizer que temos seis continentes. São eles: América, Europa, África, Oceania, Ásia e Antártida.

1. América

Tanto a América do Norte quanto a Central e do Sul fazem parte de um único continente. (Fonte: Pixabay)Tanto a América do Norte quanto a Central e do Sul fazem parte de um único continente. (Fonte: Pixabay)

A história remonta ao período das grandes navegações, quando a busca por novas terras levou Américo Vespúcio ao Novo Mundo "descoberto" por Cristóvão Colombo. Tal empreitada, realizada a partir do ano 1492, foi o ponto de partida para que a América fosse vista como um continente, e não como apenas ilhas ou as Índias tão buscadas pelos europeus.

O cartógrafo Martin Waldseemüller, em 1507, empregou o termo América em seus mapas em referência a Vespúcio, que levou para a Europa relatos detalhados — e muitas vezes exagerados — sobre o novo continente. Waldseemüller posteriormente admitiu que errou ao atribuir a descoberta do continente a Vespucio, mas aí já era tarde: o nome já havia se tornado bastante popular. Ou seja, por pouco que a América não se chamava Colômbia.

2. Europa

Visão da Europa no globo terrestre. (Fonte: Unsplash)Visão da Europa no globo terrestre. (Fonte: Unsplash)

Acredita-se que a vasta porção de terras possua esse nome graças à personagem da mitologia grega Europa, amada e raptada por Zeus. Apesar da explicação sobre a denominação não ser totalmente definida, especula-se também que Europa seria uma designação grega para "deusa da terra" e teria mesmo sua origem na palavra fenícia Erob, que significa "terra do sol poente". O registro do uso do nome é antigo, sendo um deles datado de aproximadamente 523 a.C. no Hino Homérico a Apolo.

3. África

Africa, o segundo maior continente. (Fonte: Unsplash)Africa, o segundo maior continente. (Fonte: Unsplash)

Algumas teses afirmam que, originalmente, o continente teria sido chamado Alkebulan. O termo, usado por povos antigos, como mouros e etíopes, significa "mãe da humanidade". Outra teoria sugere que África poderia ser uma variação da palavra grega aphrike, que significa "sem frio", ou da expressão aprica, "ensolarado" em latim. A palavra egípcia afru-ika, "terra-mãe", também é considerada como um possível motivo. Além disso, historiadores apontam que o nome moderno teria surgido após o século XVII, a partir da denominação empregada pelos europeus.

4. Oceania

Diferente dos demais continentes, a Oceania tem nas águas o elemento de união entre suas ilhas. (Fonte: Unsplash)Diferente dos demais continentes, a Oceania tem nas águas o elemento de união entre suas ilhas. (Fonte: Unsplash)

Também conhecida como continente australiano, trata-se de uma região que abriga mais de 10 mil ilhas. Seu nome deriva da mitologia grega graças ao deus dos rios, Oceano. Inclusive, essa história se relaciona com a de outro continente, já que foi essa poderosa divindade que deu origem à Ásia, uma de suas filhas. Oceania deriva da expressão latina oceanus que, por sua vez, é uma variante do termo grego okeanós.

5. Ásia

China, país mais populoso do mundo, faz parte da Ásia. (Fonte: Unsplash)China, país mais populoso do mundo, faz parte da Ásia. (Fonte: Unsplash)

O mais populoso e extenso continente do mundo também possui algumas explicações para a origem do seu nome. Uma das mais conhecidas conta que Ásia deriva da palavra assíria asu, que significa "leste". Também acredita-se que o nome, originalmente, foi empregado por gregos e romanos para as regiões das planícies de Éfeso, como uma forma de delimitar uma divisão da área hoje conhecida como Ásia Menor.

6. Antártida

A Antártida não é tão pequena quanto parece! (Fonte: Unsplash)A Antártida não é tão pequena quanto parece! (Fonte: Unsplash)

Detentor de 70% das reservas de água doce do mundo, é um continente coberto quase que inteiramente por gelo. Seu nome se origina do termo antartic, que significa "oposto ao Ártico", em francês. A região apareceu indicada num mapa pela primeira vez em 1843.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: