Ciência
17/07/2021 às 10:00•2 min de leitura
Com uma história milenar de formação social, a Europa se consolidou como berço econômico, político e social do Ocidente, contando com marcos e cenários que logo se tornariam referência para diversas outras civilizações. O continente até hoje é um dos mais buscados para visitação e suas cidades atraem turistas de todas as regiões, todos interessados em conhecer um pouco mais sobre suas origens e cartões-postais.
Confira abaixo as cidades mais antigas da Europa e entenda por que elas recebem inúmeros visitantes regularmente.
(Fonte: Weather Atlas/Reprodução)
Varna, cidade localizada na Costa do Mar Negro búlgaro, foi uma importante região portuária devido ao seu local estratégico e recebeu os primeiros grupos humanos na Pré-História. O atual centro urbano da Bulgária também se destaca por abrigar a Necrópole, sítio arqueológico funerário que registrou o tesouro de ouro mais antigo do mundo.
(Fonte: Kayak/Reprodução)
Apesar de Bratislava, a capital da Eslováquia, ser tecnicamente a capital mais jovem da Europa (datada de 1993), o local foi o lar de um assentamento neolítico permanente de cerca de 5000 a.C. Durante sua história, a cidade foi conquistada e influenciada pelos austríacos, búlgaros, croatas, alemães, húngaros, judeus, sérvios, tchecos e eslovacos, tornando-se um dos lugares culturalmente mais ricos do continente.
(Fonte: Westend61/Reprodução)
Desde os tempos neolíticos, Nitra vem sendo habitada por contingentes humanos e é considerada a cidade mais antiga do país, com registros de ocupação de 30 mil a 25 mil anos atrás.
(Fonte: Wikipedia/Reprodução)
Nomeada para o rei Argos, filho de Zeus e Níobe, Argos foi uma das primeiras cidades-estados da Grécia Antiga e tornou-se um grande assentamento micênico no final da Idade do Bronze. O local, referência histórica durante os períodos grego, helenístico e romano, foi saqueada pelos visigodos em 4000 a.C., mas nada impediu de receber novos grupos e pessoas.
(Fonte: Get Your Guide/Reprodução)
A cidade mais antiga da Europa estabeleceu humanos por mais de 8 mil anos e foi conquistada por trácios, macedônios, romanos, bizantinos, turcos otomanos, persas, eslavos, hunos, celtas e búlgaros. Entre os vários cartões-postais históricos de Plovdiv, destaca-se a presença do Teatro Romano Antigo, construído há mais de 2000 anos e que serve até hoje como palco para concertos e óperas.