Qual a ligação entre os deuses gregos e romanos?

23/03/2021 às 09:002 min de leitura

Na mitologia romana, os deuses são entidades divinas que representam as forças da natureza ou os sentimentos humanos. Inspirados sobretudo pela mitologia grega, quase todos os deuses romanos possuem seus correlatos gregos. Por isso, a união dessas crenças é conhecida como mitologia greco-romana.

Confira uma lista dos deuses romanos e suas características com referência à mitologia grega.

1. Júpiter

Júpiter é o Zeus do Olimpo, que, na mitologia grega, é o Senhor do Céu e das Nuvens, representado empunhando um raio. Em Roma, era o grande guardião do Estado e representava virtudes, como a justiça e a honra. Era sob a sua proteção que os senadores decidiam sobre a guerra. Antes de partir para batalhas, os generais pediam sua bênção e, em caso de vitória, davam-lhe presentes.

2. Netuno

(Museu Arqueológico de Palermo/Reprodução)(Museu Arqueológico de Palermo/Reprodução)

Na mitologia grega, Netuno é Poseidon, irmão de Zeus. Na divisão do Universo, Poseidon adquiriu os oceanos, tornando-se o Senhor do Mar. Estudos afirmam que talvez Netuno fosse, na sua origem, uma divindade a quem os romanos pediam chuva nos períodos de estiagem. Com a influência grega, Netuno recebe de Poseidon a soberania dos mares.

3. Minerva

Minerva corresponde à Atena, filha de Zeus, na mitologia grega. Representa, entre outras coisas, a sabedoria. É a deusa da cidade e da civilização. Entre os romanos, Minerva é a junção da Atena com uma divindade etrusca. Era considerada uma deusa guerreira, pronta para defender o Estado contra os inimigos de fora.

4. Marte

Marte é, segundo a lenda, o pai de Rômulo — que se tornaria o fundador de Roma — e Remo, os gêmeos que foram abandonados num cesto no rio Tibre. Era cultuado como o Deus da Guerra, da primavera e da juventude. Associou-se a ele Ares, deus guerreiro pouco cultuado entre os gregos.

5. Jano

(Museu do Vaticano/Reprodução)(Museu do Vaticano/Reprodução)

Jano é um deus genuinamente romano, sem equivalência com a mitologia grega. É o deus das portas e da luz. Seus símbolos são a chave, para abrir e fechar portas, e a vara, para afastar intrusos. Sua dupla face (bifronte) lhe permite olhar para o exterior e o interior da casa. 

6. Juno

Corresponde à deusa grega Hera, que é esposa e irmã de Júpiter, Juno é a deusa da luz, bem como a divindade responsável por cuidar das mulheres, do casamento e da gravidez. É também a divindade do nascimento e da fecundação.

7. Apolo

(Palácio Quintela/Reprodução)(Palácio Quintela/Reprodução)

Apolo manteve o nome grego quando foi introduzido na religião romana. É filho de Zeus, responsável por matar a terrível serpente Píton, e fazia a ligação entre o mundo dos deuses e dos homens.

8. Baco

Baco é outro deus estrangeiro assimilado pelos romanos. É ligado à fertilidade da terra. Baco era nome usado em Roma para a divindade grega Dionísio, deus do vinho, que os romanos associaram a Liber Pater.

9. Mercúrio

É o deus romano do comércio. Mercúrio vem da raiz latina merx, que gerou "mercadoria". Tornou-se também protetor dos viajantes após a identificação com o deus grego Hermes, conhecido mensageiro de Zeus.

10. Vênus

(Galleria Degli Uffizi/Reprodução)(Galleria Degli Uffizi/Reprodução)

Originalmente, Vênus é uma antiga divindade romana da vegetação. É identificada com a grega Afrodite, deusa do amor. Era descrita pelos poetas romanos como a manifestação maior da beleza na Terra.

11. Saturno

Saturno era venerado pelos romanos como o deus da agricultura, representante das riquezas dos campos. Identificado como Cronos na mitologia grega, era relacionado ao céu e ao tempo. Saturno é pai de Júpiter e também deus das sementeiras.

12. Vulcano

Vulcano é um dos deuses latinos mais antigos. É uma divindade do fogo que vem das profundezas da Terra, identificado com o grego Hefesto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: