10 países que mudaram suas capitais ao longo da História

05/07/2021 às 07:003 min de leitura

Ao longo da história, países dos principais continentes sofreram os impactos da superpopulação, acessibilidade e de questões econômicas, resultando em decisões importantes que decretaram mudanças administrativas em seus grandes centros. Dessa forma, as trocas de capitais foram manobras essenciais realizadas por essas nações, que buscavam contornar, de forma geográfica, alguns dos problemas predominantes enfrentados na época.

Conheça abaixo alguns países que mudaram suas capitais durante suas história e entenda os motivos que os levaram a tais decisões.

1. Nigéria

Lagos, Nigéria. (Fonte: Arch Daily / Reprodução)Lagos, Nigéria. (Fonte: Arch Daily / Reprodução)

Abuja, Nigéria. (Fonte: Arch Daily / Reprodução)Abuja, Nigéria. (Fonte: Arch Daily / Reprodução)

Em 1991, a Nigéria mudou sua capital de Lagos para Abuja, transferindo seu centro administrativo da maior cidade do país para uma região mais central, menos congestionada e de fácil acesso.

2. Mianmar

Rangum, Mianmar. (Fonte: Kayak / Reprodução)Rangum, Mianmar. (Fonte: Kayak / Reprodução)

Naypyidaw, Mianmar. (Fonte: Travel Authentic Asia / Reprodução)Naypyidaw, Mianmar. (Fonte: Travel Authentic Asia / Reprodução)

Muitos acreditam que a mudança de capital do Mianmar ocorreu logo após as autoridades serem aconselhadas por um astrólogo, que indicou que a antiga capital, Rangum, seria algo de ataques militares. Assim, Naypyidaw, cerca de 320 km ao norte de Rangum, tornou-se a nova capital do país em 2005, mesmo sem estar totalmente reconstruída ou nomeada.

3. Rússia

São Petersburgo, Rússia. (Fonte: iStock / Reprodução)São Petersburgo, Rússia. (Fonte: iStock / Reprodução)

Moscou, Rússia. (Fonte: Kangaroo / Reprodução)Moscou, Rússia. (Fonte: Kangaroo / Reprodução)

Considerado o principal destino cultural do mundo pelo World Travel Awards, São Petersburgo foi um importante centro econômico da Rússia entre 1712 e 1918, mas entregou o distintivo de capital para Moscou por questões geográficas e de acesso, em 1918.

4. Paquistão

Carachi, Paquistão. (Fonte: Cidades em Fotos / Reprodução)Carachi, Paquistão. (Fonte: Cidades em Fotos / Reprodução)

Islamabad, Paquistão. (Fonte: Paquistão / Reprodução)Islamabad, Paquistão. (Fonte: Paquistão / Reprodução)

Por ser menos vulnerável a ataques que Carachi, Islamabad, no norte do país, tornou-se capital oficial em 1959. A cidade foi declarada como operante apenas dois anos depois, em 1961, quando as primeiras reformas começaram a ocorrer.

5. Brasil

Rio de Janeiro, Brasil. (Fonte: Airlines Airports / Reprodução)Rio de Janeiro, Brasil. (Fonte: Airlines Airports / Reprodução)

Brasília, Brasil. (Fonte: 3 em 3 / Reprodução)Brasília, Brasil. (Fonte: 3 em 3 / Reprodução)

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, Brasília tornou-se capital no final da década de 1950 e substitui o Rio de Janeiro, considerada capital colonial do Brasil durante o domínio português.

6. Cazaquistão

Almaty, Cazaquistão. (Fonte: Wikipedia / Reprodução)Almaty, Cazaquistão. (Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Astana, Casaquistão. (Fonte: Cidades em Fotos / Reprodução)Astana, Casaquistão. (Fonte: Cidades em Fotos / Reprodução)

Astana tornou-se o centro administrativo do Cazaquistão em 1997, quando assumiu o controle do país no lugar de Almaty. A cidade foi projetada por um arquiteto japonês e entregou uma proposta futurista, descarregando o antigo contingente populacional.

7. Tanzânia

Dar es Salaam, Tanzânia. (Fonte: Wikipedia / Reprodução)Dar es Salaam, Tanzânia. (Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Dodoma, Tanzânia. (Fonte: Wikimapia / Reprodução)Dodoma, Tanzânia. (Fonte: Wikimapia / Reprodução)

A partir de 1980, Dodoma começou a agir como capital da Tanzânia, mas até hoje encontra conflitos com a antiga capital Dar es Salaam, já que a maioria dos ministérios e das embaixadas estrangeiras permaneceu no centro administrativo anterior.

8. Costa do Marfim

Abidjan, Costa do Marfim. (Fonte: Pinterest / Reprodução)Abidjan, Costa do Marfim. (Fonte: Pinterest / Reprodução)

Yamoussoukro, Costa do Marfim. (Fonte: Pinterest / Reprodução)Yamoussoukro, Costa do Marfim. (Fonte: Pinterest / Reprodução)

Felix Houphouet-Boigny, líder pós-independência da Costa do Marfim, estabeleceu Yamoussoukro, seu local de nascença, como capital do país em 1983. Porém, até hoje a antiga capital, Abidjan, se destaca como centro populacional e referência econômica.

9. Austrália

Melbourne, Austrália. (Fonte: Mala e Cuia / Reprodução)Melbourne, Austrália. (Fonte: Mala e Cuia / Reprodução)

Camberra, Austrália. (Fonte: Qual Viagem / Reprodução)Camberra, Austrália. (Fonte: Qual Viagem / Reprodução)

Em 1913, um compromisso entre Sydney e Melbourne decretou que Camberra seria a nova capital australiana no final da década de 1920. Curiosamente, Camberra teria quase 10% do número de habitantes das cidades do pacto, além de um território significativamente menor.

10. Estados Unidos

Nova York, Estados Unidos. (Fonte: CI / Reprodução)Nova York, Estados Unidos. (Fonte: CI / Reprodução)

Washington, D.C., Estados Unidos. (Fonte: Greenlane / Reprodução)Washington, D.C., Estados Unidos. (Fonte: Greenlane / Reprodução)

Para evitar a centralização e superconcentração do poder, o Congresso dos EUA decretou, em 1800, que Washington, D.C. seria a nova capital do país, como forma de compromisso realizado com outros oito estados para defender o pagamento de dívidas de guerra e interesses de países do sul sobre a exploração de escravos. Assim, a cidade ocupou o lugar de Nova York, que foi capital oficial entre 1785 e 1790.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: