6 arquitetos brasileiros mais famosos e as suas principais obras

Uma das principais referências da arquitetura no Brasil, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha morreu nesse domingo (23) em São Paulo. Ele tinha 92 anos de idade e foi o responsável por obras como o Museu Brasileiro da Escultura e os projetos de reforma do Museu da Língua Brasileira e da Pinacoteca do Estado, em São Paulo.

Além de Paulo, que em 2006 ganhou o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da área, o país tem outros grandes representantes do setor. Conheça, a seguir, os seis arquitetos brasileiros mais famosos e as suas principais obras.

1. Oscar Niemeyer

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Niemeyer foi o primeiro brasileiro a ganhar o Pritzker, em 1988. Seu estilo marcado por curvas sinuosas rendeu obras como o edifício Copan (SP), o conjunto arquitetônico da Pampulha (MG), o Congresso Nacional (DF) e o Parque Ibirapuera (SP).

2. Lina Bo Bardi

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Lina marcou seu nome na arquitetura nacional em obras como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o SESC Pompeia. Ela também criou os projetos do Teatro Oficina e da reforma do Museu de Arte Moderna da Bahia.

3. Isay Weinfeld

(Fonte: Veja/Reprodução)(Fonte: Veja/Reprodução)

Adepto do modernismo, Weinfeld é um dos arquitetos brasileiros de maior destaque atualmente. O Edifício 360º em São Paulo, que chama a atenção pelos cubos assimétricos, está entre os seus principais trabalhos.

4. Rosa Kliass

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Kliass é considerada uma das primeiras mulheres paisagistas do país. No seu portfólio, estão a reestruturação do Vale do Anhangabaú, a transformação do antigo Presídio do Carandiru em parque e o plano urbanístico e paisagístico de Curitiba.

5. Lúcio Costa

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Pioneiro da arquitetura modernista brasileira, Costa valorizava o aspecto social em seu trabalho, marcado por conceitos como o piso térreo livre e o terraço-jardim. Uma das suas maiores obras foi o Plano Piloto de Brasília.

6. Roberto Burle Marx

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Conhecido por transformar o paisagismo em arte, Burle Marx criou mais de 3 mil projetos paisagísticos. Entre eles, destaque para o Eixo Monumental (DF), Museu de Arte Moderna (RJ), Parque Ibirapuera (SP), Parque Ecológico do Recife (PE) e a modernização do Calçadão de Copacabana (RJ).

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.