6 fatos sobre o Kangal, o cachorro proibido pelo mundo

07/08/2022 às 11:002 min de leitura

Em um primeiro momento, você pode até se assustar ao ver um Kangal. Afinal, é um cão gigante, poderoso, de ossos pesados e proporções que se desenvolveram naturalmente como resultado do seu uso contínuo na Turquia como guardião dos rebanhos.

O povo turco acredita que a raça tenha alguma relação com os primeiros cães do tipo de mastim, muito retratados na arte assíria. Seu nome se deve ao distrito de Kangal, província da região Sivas (Turquia), onde se supõe que estejam suas raízes.

Embora sejam frequentemente associados à família dos Aga de Kangal, cujos integrantes eram chefes e grandes proprietários de terra, a maioria desses animais é criada por simples aldeões que se orgulham da capacidade desse cão de proteger os rebanhos de cabras e ovelhas contra predadores perigosos como chacais, ursos e lobos.

Quer saber mais sobre o Kangal? Listamos algumas curiosidades sobre essa raça nos próximos tópicos. Acompanhe!

Leia também: As 6 raças de cachorro mais amadas pelos brasileiros

1. São calmos, mas intimidadores

Visto que é uma raça guardiã, o Kangal é temperamental e muito intimidador em relação aos predadores. Mas só atacam quando é necessário. Seus filhotes são fofos, excelentes escavadores e mastigadores. Durante o dia, o comportamento desse cão costuma ser calmo, mas durante a noite ficam em constante estado vigilante de alerta.

Quando socializado precocemente os cães da raça Kangal tendem a não ter comportamento agressivo com pessoas, especialmente com crianças. Mas isso pode mudar rapidamente quando um humano intruso chega na casa, por exemplo.

2. É um excelente cão de segurança pessoal

(Fonte: Wikipedia/ Reprodução)(Fonte: Wikipedia/ Reprodução)

Como são ágeis, inteligentes e rápidos, os Kangals são ótimos animais para proteção pessoal. Além do tamanho, eles têm um latido ameaçador, sem contar a poderosa mordida, garantindo que qualquer intruso recue quando confrontado por um deles.

Essas características os faz ótimos animais para guardar propriedades, casas e até proteger membros da família.

3. É uma raça de trabalho

Por ter um porte grande, o Kangal é adequado para a vida na fazenda, ao ar livre e, claro, ao trabalho. Dadas as origens do animal e as funções para as quais foi usado ao longo do tempo (cuidar de rebanhos e afastar predadores), é um cão que não reconhece limites de propriedade.

Por isso, criá-lo em um local sem espaço para ele se movimentar não é uma boa ideia, principalmente porque pode começar a destruir tudo o que ver pela frente ou ficar agressivo se estiver entediado.

4. É ilegal em vários países

O Kangal é um “patrimônio nacional” turco, por isso, somente é possível criá-lo de forma legalizada nesse país. Foi uma forma prática encontrada pelos turcos para preservar a raça, garantindo que se mantivesse pura.

Encontrá-lo em outros países é muito difícil, mas existem criadores autorizados na Europa e nos EUA, por exemplo. No entanto, a burocracia para exportar um desses cães é muito complicada.

5. Tem uma das mordidas mais poderosas

Os Kangals são conhecidos por terem uma das mordidas mais fortes entre todas as raças de cães. 

A raça ocupa o topo desse ranking com uma mordida que pode chegar a 746 PSI (libra-força por polegada quadrada). Para comparar, a força da mordida de um Pitbull é de 235 PSI, enquanto a de um Rottweiler, de 328 PSI.

6. São velozes

Uma das melhores habilidades dos Kangals é que eles podem atingir uma velocidade de 56km/h. Esse aspecto, combinado às suas outras características como personalidade, tamanho e força, ajuda a completar a lista de qualidades que os melhores cães guardiões de rebanho e protetores de propriedade precisam ter.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: