9 livros importantes para entendermos a Independência do Brasil

07/09/2022 às 02:003 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

No próximo 7 de setembro, completaremos 200 anos do famigerado grito dado por D. Pedro I às margens do rio Ipiranga. Este ato marca simbolicamente o início da independência do Brasil, fazendo com que o país se tornasse autônomo em relação à metrópole, Portugal.

Contudo, como todo fato histórico, este é um episódio controverso e que acumula diferentes visões. Neste texto, listamos 9 livros fundamentais se você quiser saber mais sobre este assunto.

1. Dicionário da Independência: 200 Anos em 200 Verbetes, de Eduardo Bueno

(Fonte: Ambrosia)(Fonte: Ambrosia)

O historiador gaúcho Eduardo Bueno tem como marca o tom bem-humorado, mas crítico, em que aborda fatos da história do Brasil. Neste livro, ele propõe a ideia inusitada de falar sobre a Independência a partir de um dicionário. São 200 verbetes que ajudam a contar este episódio tão importante aos brasileiros.

Descubra outros verbetes desta obra aqui.

2. Independência do Brasil, de João Paulo Pimenta

(Fonte: Contexto)(Fonte: Contexto)

Nesta obra, o historiador João Paulo Pimenta, professor da USP, propõe uma provocação: repensar o episódio da Independência do Brasil refletindo sobre o que é mito e o que é verdade. Com linguagem bem acessível, o livro aborda o assunto não apenas pela ótica do que ocorria no Brasil no século XIX, mas também em Portugal e em parte da Europa, da América e da África.

Encontre seu exemplar aqui.

3. Personagens da Independência do Brasil: Os principais nomes da emancipação política do país e da história do Sete de Setembro, de Rodrigo Trespach

(Fonte: Senado)(Fonte: Senado)

No livro Personagens da Independência do Brasil, o escritor e historiador Rodrigo Trespach foca nas biografias de pessoas que impactaram neste momento histórico. Dentre os 50 nomes retratados, estão os de gente como Gonçalves Ledo (jornalista e político), Hipólito da Costa (que criou o primeiro jornal brasileiro, mas em Londres) e Pedro Américo (autor da famosa pintura que retrata o grito da Independência).

Conheça outros personagens da obra, aqui.

4. Independência do Brasil na Bahia, de Luís Henrique Dias Tavares

(Fonte: Estante Virtual)(Fonte: Estante Virtual)

Esta obra examina a guerra pela independência pela perspectiva da província da Bahia, que durou de fevereiro de 1822 a julho de 1823. O historiador Luís Henrique Dias Tavares retrata que a Bahia vivia um momento singular nesta época, atuando com resistência e luta armada contra o exército português.

Saiba mais sobre a história da independência aqui.

5. História do Brasil em Quadrinhos - Independência do Brasil, de Manoel de Souza, Edson Rossatto, Jota Silvestre, Celso Kodama, Laudo e Omar Viñole

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

E que tal aprender história por meio de quadrinhos? Esta é a promessa dessa obra, que conta, de forma didática e acessível aos mais jovens, como os episódios da Independência transcorreram no Brasil. O livro se inicia com a chegada da família real ao Brasil e se estende até o fato histórico de 1822.

Encontre aqui seu quadrinho.

6. Várias faces da Independência do Brasil, organizado por Bruno Leal e José Inaldo Chaves

(Fonte: Contexto)(Fonte: Contexto)

O título Várias faces da Independência do Brasil já entrega: este livro busca aumentar a quantidade de nuances em torno deste evento. Por isso, aborda como a Independência foi sendo articulada em diferentes lugares: de norte a sul, nas províncias, nos grupos sociais diversos, estendendo assim o olhar para além de uma única versão oficial sobre o acontecimento.

Conheça mais versões da independência, aqui.

7. Independência: a história não contada: A construção do Brasil: 1500-1825, de Paulo Rezzutti

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

Esta obra de Paulo Rezzutti trata da Independência a partir de uma narrativa inusitada: ela muda o foco cronológico e se inicia em 1943, quando peças de ouro pertencentes à coroa de D. Pedro I estão sendo derretidas. Em seguida, voltamos a 1789, assistindo ao nascimento do futuro governante do Brasil. No meio de tudo isso, está a constituição da história da Independência.

Saiba mais sobre essa história contada aqui!

8. O sequestro da Independência: Uma história da construção do mito do Sete de Setembro, de Carlos Lima Junior, Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

Nesta obra, três estudiosos bastante respeitados fazem uma análise da Independência sob a perspectiva da cultura visual construída sobre o episódio. O tema central é o quadro Grito do Ipiranga, de Pedro Américo, que dá margem para a investigação de vários outros elementos que foram usados para formar a identidade nacional.

Conheça mais detalhes desta obra aqui.

9. 1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram dom Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado, de Laurentino Gomes

(Fonte: Amazon)(Fonte: Amazon)

Este livro, do jornalista Laurentino Gomes, já é um novo clássico sobre a história do Brasil. 1822 completa a trilogia do autor ao lado dos livros 1808 (sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil) e 1889 (sobre a proclamação da República) e fala sobre os diferentes relatos que se criaram sobre o dia 7 de setembro. 

O jornalista defende a tese de que vários movimentos que ocorriam no mundo (como a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos) influenciaram os rumos que o país foi tomando, ao buscar o fim da submissão à metrópole portuguesa. A obra ganhou o prestigiado prêmio Jabuti.

Garanta seu exemplar desta obra de Laurentino Gomes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: