12 palavras que você não sabia que estão no dicionário

09/05/2022 às 13:002 min de leitura

O português é um idioma com um número grande de palavras, e muitos de nós adultos ao longo da vida dificilmente usará metade delas. É comum recorrermos a vocábulos mais populares, mas acredite: alguns deles diversos de nós nem sequer sabíamos que estão no dicionário.

Na sequência, destacamos algumas das palavras mais curiosas que temos em nosso idioma e suas explicações conforme o dicionário.

1. Escangalhado

Usado para descrever coisas que estão destruídas ou bastante danificadas. Sabe aquela estátua que alguém vandalizou e deixou quase irreconhecível? Você pode dizer que ela está escangalhada.

2. Tergiversar

Esse pequeno trava-línguas entra em ação (de forma culta!) quando você quer dizer que alguém conseguiu contornar alguma situação sem hesitar. Respondeu a um questionário complicado de forma honesta? Você fez isso sem tergiversar.

3. Bofe

Talvez alguns até conheçam essa palavra, mas o seu sentido original provavelmente é desconhecido por muitos. O bofe, em sua concepção original, é um apelido dado ao pulmão (pode anotar mais um para a sua lista de sinônimos em redações!).

4. Cuvico

Calma que isso não é um xingo! Em linhas gerais, cuvico é apenas uma forma diferente de ser referir a um cubículo como um pequeno compartimento.

5. Bambaré

Para lembrar fácil dessa: você pode usar bambaré quando estiver diante de uma algazarra generalizada, já que o vocábulo é sinônimo de confusão de vozes e desordem ruidosa.

Agora você não precisa ficar com cara de quem implora por "tradução" para algumas palavras do nosso idioma. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Agora você não precisa ficar com cara de quem implora por "tradução" para algumas palavras do nosso idioma. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

6. Osfresia

Você tem osfresia? Se sim, parabéns: é uma das pessoas capazes de sentir facilmente os cheiros de comidas, perfumes e coisas do gênero.

7. Sampar

Já sampou uma pedra em um lago ou rio para ver aquele efeito bacana do contato dela com a água? Exatamente: sampar significa arremessar ou atirar algo.

8. Error

Não, não estamos falando daquelas mensagens que aparecem às vezes quando uma página está fora do ar ou coisas do gênero. Quando mencionamos error, simplesmente estamos falando de uma viagem sem rumo ou que não possui destino ou duração determinadas (anota essa no caderninho se for mochileiro!).

9. Renuído

Confessa: você realiza renuído muito antes de se entender por gente. Sim, faz sim, porque renuído é o gesto de negar algo mexendo a cabeça (capaz até de ter feito isso até pouco antes de saber o que significava essa palavra).

10. Vovente

Algumas pessoas podem ser consideradas grandes voventes. E o que é isso? Dizemos que vovente é alguém que costuma fazer votos e promessas — você é um deles?

11. Retouça

Isso é algo bem comum em cidades interioranas. Quando mencionamos uma retouça, estamos falando de um balanço feito com uma corda e uma madeira.

12. Colportor

Essa é uma que acabou caindo por terra, mas provavelmente sua mãe ou avó devem se lembrar. O colportor é alguém que vende livros de porta em porta, uma profissão que era até comum nos anos 1980 e comecinho dos anos 1990.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: