Artes/cultura
15/10/2022 às 13:00•2 min de leitura
Você já deve ter percebido que muitas vezes as janelas presentes nas portas traseiras de diversos modelos diferentes de carros de quatro portas não abrem até o final, e provavelmente nunca parou para pensar no motivo de o vidro não descer completamente.
Seria uma medida de segurança? Ou talvez um defeito de fabricação? Muito se especula, mas o real motivo talvez seja mais simples — e lógico — do que você esperava.
(Fonte: Kosamtu/Getty Images)
Considerando os diversos dispositivos que visam manter o motorista e os passageiros dos veículos sãos e salvos, como airbags e cintos de segurança, é de se imaginar que o fato de os vidros traseiros não descerem totalmente deve ter alguma ligação à segurança.
Como crianças e animais de estimação devem sempre viajar no banco traseiro, talvez exista um tipo de trava para impedir a janela de abrir completamente, evitando acidentes, certo? Bom, apesar de fazer sentido, o motivo não é este.
Na realidade, o vidro das janelas de trás de carros não abrem até o final porque não há espaço suficiente na estrutura da porta traseira. Imagine um carro de quatro portas (ou, melhor ainda, dê uma olhadinha na imagem abaixo): enquanto as portas dianteiras têm formato quase retangular, com espaço de sobra para o vidro escorregar por dentro da estrutura, a coisa é diferente na parte de trás.
Uma observação mais atenta da porta traseira pode indicar o real motivo de as janelas de trás muitas vezes não abrirem até o fim
Portas traseiras têm formato levemente "torto" para dar espaço às rodas traseiras, desta forma reduzindo consideravelmente o espaço disponível para o vidro ocupar. Obviamente não se trata de um defeito de fabricação, mas simplesmente uma decisão que precisou ser tomada pelos designers de veículos automotivos.
Voltando na ideia do foco na segurança de crianças e animais de estimação, podemos dizer até que o fato de as janelas traseiras geralmente não abrirem totalmente veio bem a calhar. Não é mesmo?