5 líderes mundiais cujas histórias se misturam com a ficção

18/10/2022 às 12:003 min de leitura

A história da humanidade é repleta de grandes líderes, pessoas que comandaram seus reinos, impérios e nações pensando no bem comum do povo (o que não significa dizer que não cometeram uma mortezinha aqui ou ali). Porém, muitos deles nós só conhecemos por conta de histórias orais ou relatos em que seus feitos se cruzam com a ficção.

Por essa razão, não é incomum que essas pessoas tenham suas vidas narradas com historiadores deixando um asterisco no que é contado. Nesta lista, juntamos cinco líderes cujas trajetórias de vida são entremeadas por feitos grandiosos, mas que nem sempre condizem com a realidade histórica. Confira.

1. Tecumseh

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O líder indígena Tecumseh, chefe do povo Shawnee, foi responsável pela grande resistência ao expansionismo dos Estados Unidos sobre as terras nativas americanas. Ao longos dos anos, tanto ele como seu irmão, Tenskwatawa, ganharam reputação de possuir poder espiritual e a capacidade de prever o futuro.

Ele, por exemplo, teria previsto o devastador terremoto em Nova Madrid, cidade no Missouri, ao afirmar que "a Terra engoliria aldeias e beberia o Mississippi".

Suas lendas envolvem mais a criação de um notável orador e grande guerreiro, que sofreu nas mãos de soldados norte-americanos, sendo derrotado na Guerra Anglo-Americana de 1812 e morto em batalha no ano seguinte.

2. Shaka Zulu

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Líder supremo do Reino Zulu de 1816 a 1828, Shaka foi responsável por lapidar o sistema militar ibutho, as unidades de combate do povo Zulu. É reconhecido como um comandante que priorizava as relações diplomáticas, recorrendo à violência apenas em último caso. Bem, isso é o que se sabe historicamente, já que há um outro lado de Shaka contado como uma espécie de lenda.

Apontam a ele um caráter mais brutal com o passar dos anos. Um dos relatos mais terríveis conta que ele teria ordenado a morte de milhares de pessoas para que elas sentissem a mesma dor que ele sofria pela perda da mãe. Entre o líder diplomático e o sanguinário, o que se sabe é que o rei Zulu foi assassinado pelos meio-irmãos em 1828.

3. Rainha de Sabá

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Rainha de Sabá é mencionada pela primeira vez na Bíblia hebraica. Conta que ela teria trazido uma caravana repleta de presentes para o rei Salomão, que lhes seriam dados após sua sabedoria ser posta à prova.

Acontece que a trajetória de Sabá ganhou diversas versões contadas por judeus, cristãos e islâmicos. Na falta de provas, os historiadores não conseguem comprovar a existência da rainha, mas acredita-se que seu nome esteja ligado ao reino que compreendeu o que hoje é o Iêmen.

4. Ce Ácatl Topiltzin, o Quetzalcóatl

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Integrante das tradições do povo indígena Nahua, Ce Ácatl Topiltzin é visto como uma figura lendária em muitos relatos do século XVI, tendo sido um governante dos toltecas por volta do século X.

Acontece que, se não bastasse a possibilidade de garantir que Ce Ácatl Topiltzin realmente existiu, sua trajetória se cruzou com a de uma importante divindade mesoamericana, Quetzalcoatl.

Muitos dos contos a seu respeito se estendem até o século XII, misturando um bravo homem com um deus em forma de serpente que teria inventado o calendário e promovido o cultivo de milho e da astronomia no México, além de proibido cerimônias que envolvessem sacrifício humano.

Seja como for, a figura de ambos, cruzada ou independente, continua sendo mítica e icônica para os mexicanos contemporâneos.

5. Venceslau I da Boêmia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O fato de haver uma canção que aborda aspectos de sua história faz muita gente esquecer que Venceslau I foi uma pessoa real que comandou a Boêmia por volta de uma década no século X. Filho de pai cristão e mãe pagã, histórias contam que teria derrotado inimigos na companhia de anjos.

Seja como for, é conhecido como um líder pacificador, que usou de seu reinado para promover o cristianismo. Foi canonizado após sua morte, assassinado pelo irmão Boleslav, tornando-se padroeiro da República Tcheca.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: