6 fatos sobre a tartaruga-aligátor, o 'dinossauro' de mordida matadora

21/10/2022 às 11:002 min de leitura

A tartaruga-aligátor é uma das espécies mais curiosas desse grupo de répteis que existe na natureza. Seu nome é bastante sugestivo, mas ela também é chamada de "dinossauro do mundo das tartarugas" por conta da sua aparência primitiva e cauda que lembra a de alguns dinossauros.

Típica dos Estados Unidos, alguns exemplares da tartaruga-aligátor já foram avistados na Austrália, no Japão, em alguns países da América Central e até mesmo no Brasil. Elas são frequentemente levadas de maneira ilegal para serem vendidas como espécies exóticas, mas por sua agressividade acabam sendo soltas na natureza, causando sérios impactos ambientais.

Abaixo, você pode conferir seis curiosidades sobre esse animal tão peculiar!

1. Mordida forte

(Fonte: Associated Press)(Fonte: Associated Press)

A tartaruga-aligátor não possui predadores naturais. E um dos motivos é sua ferramenta de defesa super eficaz: sua mordida é uma das mais fortes no reino animal, com impressionantes 1004 PSI (66,9kg/cm²).

Para se ter uma noção do quão poderoso é isso, a força da mordida de um leão é de 650 PSI (45,7kg/cm²). E ela não fica muito para trás de um urso pardo com força de 1160 PSI (81,5kg/cm²). A mordida da tartaruga-aligátor é tão forte que é capaz de quebrar ossos.

2. Gigante

(Fonte: Facebook / Reprodução)(Fonte: Facebook/Reprodução)

Outro motivo para as tartarugas-jacaré não terem predadores naturais, é que elas podem ser muito grandes. Uma das maiores tartarugas de água doce do mundo, as adultas da espécie variam de 35 a 81 cm de comprimento de carapaça.

Elas também costumam pesar entre 8,4 a 80 kg. Apesar disso, já foram encontrados animais ainda maiores, com quase 90 cm de comprimento de carapaça e pesando mais de 180 kg.

3. Idosas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Além de grandes, elas também podem viver por muitos anos. Em cativeiro, a maioria das tartarugas vive entre 20 e 70 anos, mas no seu habitat esse prazo pode ser até um pouco superior. Já foram encontrados indivíduos com cerca de 100 anos, e os zoólogos estimam que elas podem chegar perto dos 200 anos em alguns casos.

4. Nome

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Tartaruga-aligátor é um nome muito peculiar e bastante curioso. Além da sua mordida poderosa, seu nome tem origem na sua carapaça. Diferente da maioria das tartarugas, esta gigante não possui o casco liso. Na verdade, ele lembra bastante o padrão encontrado nas escamas de jacarés, crocodilos e aligátores, e é daí que vem o seu nome.

Já o seu nome científico, Macrochelys temminckii, é uma homenagem ao zoólogo holandês Coenraad Jacob Temminck, que teve uma importante contribuição para a biologia.

5. Alimentação

Sista Vongjintanaruks/Getty(Fonte: Sista Vongjintanaruks/Getty Images)

A tartaruga-aligátor se alimenta principalmente de peixes e possui uma estratégia de caça bem peculiar. Sua língua possui um pedaço de carne vermelho-vivo em forma de verme que atrai peixes, sapos e outros animais curiosos para perto o suficiente para serem devorados.

Elas costumam ficar vários minutos esperando por uma presa, que além dos peixes e sapos, podem ser outras tartarugas ou cobras. Além disso, elas também podem predar caracóis, vermes, lagostins e plantas aquáticas.

6. Vida aquática

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

As tartarugas-aligátor passam a maior parte de suas vidas na água. De maneira geral, elas deixam os rios ou lagos onde vivem apenas em duas ocasiões. A primeira é para se aquecer no Sol. A segunda é quando as fêmeas saem para nidificar. No restante do tempo elas preferem ficar na água, conseguindo permanecer submersas por até 50 minutos antes de emergir para respirar.

Durante o dia, a tartaruga-aligátor costuma ficar escondida em troncos ou raízes submersas, esperando os peixes nadarem até a sua língua. Elas se tornam mais ativas à noite, quando caminham lentamente pelo fundo do rio, lago ou pântano em busca de comida. Apesar de seu estilo de vida aquático, eles não nadam muito.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: