Seja o primeiro a compartilhar

5 curiosidades sobre o fascinante Dia dos Mortos

O Dia dos Mortos é uma celebração que acontece anualmente no México e que tem origens indígenas. Nesta data, comemorada há mais de 3 mil anos, demonstra-se o amor e o respeito pelos familiares já falecidos. Em vilas e cidades do México, os foliões usam maquiagens e fantasias, oferecem comida, cantam e dançam em homenagem aos seus entes queridos.

É um belíssimo ritual cheio de significados simbólicos. Neste texto, contamos cinco fatos curiosos sobre esta honrosa celebração mexicana.

1. A tradição remete aos astecas

(Fonte: diegograndi/Getty Images)(Fonte: diegograndi/Getty Images)

O Dia dos Mortos foi originado há cerca de 3 mil anos, nos ritos dos astecas, toltecas e nahuas. Estes povos consideravam o luto pelos mortos algo desrespeitoso: para eles, a morte era uma fase natural da vida e os falecidos continuavam entre eles, só que no mundo espiritual. No chamado Día de Los Muertos, eles retornariam temporariamente para a Terra.

Este ritual religioso pré-hispânico acontece nos dias 1 e 2 de novembro – datas que, conforme o calendário católico, são conhecidas como o Dia de Todos os Santos e Dia de Finados.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.