Urso-gato-asiático: 6 fatos sobre o mamífero com xixi que cheira à pipoca

29/10/2022 às 10:002 min de leitura

Ele se move como um guaxinim, tem rabo de macaco, mas parece ser uma mistura de gato e urso. Além disso, o binturong, também conhecido como urso-gato-asiático ou pelo seu nome científico, Arctictis binturong, é um mamífero conhecido por fazer xixi com cheiro de... pipoca! Confira aqui seis fatos importantes sobre essa curiosa espécie.

1. Cheirinho de cinema?

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

O urso-gato-asiático é conhecido por emitir um odor um tanto quanto característico que lembra pipoca com manteiga. A explicação reside no fato de que o animal libera 2AP na urina, usada também para marcar território e atrair potenciais parceiros.

A substância, de fato, possui a mesma composição química desse cheiro tão característico, sendo um resultado da ação de micro-organismos presentes no intestino.

2. De onde ele vem?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O binturong pode ser encontrado em diversos países, como Filipinas, Laos, Vietnã e Indonésia, assim como em regiões da Índia e nas áreas de florestas situadas no sul e sudoeste do continente asiático, de forma geral. Ou seja, não é uma espécie presente em solo brasileiro.

3. Uma gestação não tão longa

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O urso-gato-asiático possui uma gestação de aproximadamente 90 dias. Além disso, as fêmeas possuem uma característica um tanto quanto especial, pois conseguem escolher o melhor momento para fertilizar o embrião, geralmente entre janeiro e março.

Desta forma, possibilitam que seus filhotes nasçam em condições climáticas menos desfavoráveis e com mais alimentos à disposição. 

4. Em ameaça de extinção

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Além de serem capturados ainda filhotes para serem vendidos e atender ao mercado de interessados em ter um exótico animal de estimação, a caça da pele é um agravante.

Estima-se que a população tenha se reduzido para uma taxa de 30% nos últimos anos por esse motivo. O desmatamento das áreas verdes e mesmo a extração da madeira também são atividades que colocam o binturong em risco de extinção.

5. Uma vida longa

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Acostumado a habitar a copa das árvores, trata-se de uma espécie territorialista e que é dificilmente vista longe delas, onde passa a maior parte do tempo dormindo.

Pertencente ao time dos animais noturnos, o urso-gato-asiático pode viver por até 20 anos. Onívoro, ele se alimenta de insetos, pássaros e de diversas frutas e vegetais presentes na natureza. 

6. Uma cauda diferente

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

E é graças à sua cauda preênsil que o binturong alcança grandes alturas. A pelagem longa não esconde: ele pode chegar a 1 metro de comprimento, mas dobra de tamanho se considerarmos também a extensão de sua cauda.

Além disso, o urso-gato-asiático pode pesar até 22 kg, sendo as fêmeas quem comumente possuem maior porte.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: