5 motivos que fazem lantejoulas poluírem tanto o meio ambiente

06/01/2023 às 02:002 min de leitura

Bastante utilizadas em eventos festivos e nas cerimônias de fim de ano, as lantejoulas esbanjam brilho e luxo, mas geram impactos que, muitas vezes, passam despercebidos pelos usuários. Devido à fragilidade das peças e ao controverso processo produtivo, esses itens se destacam pelo alto prejuízo causado ao meio ambiente, gerando desvantagens para todos os tipos de ecossistemas naturais.

Confira abaixo algumas razões que tornam as lantejoulas grandes poluidoras do meio ambiente e descubra de que forma isso pode afetar a vida e as condições climáticasdo planeta.

1. Lantejoulas caem muito

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Qualquer movimento brusco, seja de pressão ou uma ação mais ágil, resulta na queda constante de vários pontos de lantejoulas. Assim como o glitter, elas são sintéticas e feitas de material plástico com revestimento refletor metálico, demorando séculos para se fragmentarem em pedaços menores no meio ambiente. Dessa forma, enquanto se degradam, essas peças disseminam produtos químicos tóxicos no ar, na água e no solo — substâncias derivadas dos infames microplásticos.

2. Roupas da categoria são moda descartável

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

De acordo com uma entrevista realizada pela instituição de caridade Oxfam, a cada 800 mulheres que adquirem roupas com lantejoulas para o ano novo, 600 afirmam que não reutilizariam peças do gênero e descartariam as vestimentas em lixos.

Dessa forma, o destino desses acessórios é o aterro sanitário, que passa a armazená-los por um tempo indefinido e a espalhar tóxicos de microplásticos por meio de resíduos líquidos.

3. Peças com pouca capacidade de reciclagem

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Uma pesquisa divulgada por Viola Wohlgemuth, gerente de economia circular e substâncias tóxicas do Greenpeace na Alemanha, revelou que cerca de 40% dos itens produzidos pela indústria da moda nunca são vendidos. Como as roupas com lantejoulas são sazonais e possuem menor capacidade de reutilização, elas são comumente enviadas a outros países para serem descartadas em aterros. 

A falta de regulamentação na exportação de tecidos têxteis resulta no descarte de peças de primeira e segunda mão, que chegam a países mais pobres como lixo.

4. Desperdício na produção fabril

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

Processo padrão do meio industrial, as lantejoulas são rapidamente perfuradas em folhas de plástico e transformam o material restante em descartáveis. Há anos, fábricas desperdiçavam incontáveis medidas de plástico e as queimavam em grandes incineradores, gerando um nível de poluição atmosférica que traz impactos para as condições climáticas do planeta até hoje.

5. Uso de fibras sintéticas

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

De acordo com o Programa Ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU), roupas comuns são compostas por 60% de plástico e soltam pequenas microfibras da matéria-prima a cada lavagem. Como as lantejoulas são produzidas por sintéticos, as substâncias se espalham pelo ambiente potencializadas e entram na cadeia alimentar através dos sistemas naturais, incluindo rios e oceanos. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: