HistoryMaps, o mapa interativo de eventos históricos do mundo

18/01/2023 às 09:002 min de leitura

Se tem uma matéria na escola com um potencial incrível para ser o melhor momento de todos é a disciplina de história. Relembrar acontecimentos do passado que ocorreram em épocas onde a tecnologia como a conhecemos hoje era simplesmente inexistente, descobrir que vários países já existiram anos atrás e hoje são apenas... história?! Tudo isto é mais do que suficiente para chamar a atenção — mas, ainda assim, muitos alunos simplesmente não suportam as aulas de história e acham a disciplina bastante chata.

Mas e se houvesse uma forma de tornar tudo isto muito mais interessante, quase interativo? E se as aulas de história pudessem levar os alunos ou entusiastas da história da humanidade direto até os locais onde grandes conflitos marcaram para sempre o futuro do mundo como o conhecemos? Pois saiba que tal possibilidade existe e ela se chama HistoryMaps.

HistoryMaps, o mapa interativo

Com uma proposta inteligente, o site HistoryMaps chama a atenção justamente por simplicidade: o site é fácil de usar e está disponível em vários idiomas diferentes. O portal nada mais é do que uma combinação entre dois elementos, um mapa e uma linha do tempo de eventos.

Site aposta em conteúdo interativo e informativo para capturar a atenção do usuário, ensinando história de maneira mais interessante e divertidaSite aposta em conteúdo interativo e informativo para capturar a atenção do usuário, ensinando história de maneira mais interessante e divertida

A combinação desses dois fatores é que faz com que a mágica aconteça, levando o estudante, leitor, historiador ou entusiasta a aprender de maneira visual e intuitiva sobre diversos eventos que marcaram a história do nosso planeta. Este nível de imersão é o que destaca o HistoryMaps, oferecendo uma grande vantagem em relação aos livros que, embora tenham apelo para uma parcela dos estudantes e acadêmicos, nem sempre conseguem capturar a atenção da maioria dos leitores.

Engajando o aprendizado

Ao permitir ao leitor basicamente viajar até a região onde dado evento ocorreu, o site gera um nível de imersão até então inexistente na maioria das mídias similares. O portal oferece não apenas imagens e textos bem escritos, contando os detalhes de cada batalha ou período específico da história da humanidade.

É possível acompanhar os principais acontecimentos históricos de várias partes do mundo divididos em linhas do tempo para facilitar o aprendizadoÉ possível acompanhar os principais acontecimentos históricos de várias partes do mundo divididos em linhas do tempo para facilitar o aprendizado

Escolhendo, por exemplo, aprender sobre a história da Coreia, o usuário do site imediatamente recebe uma curta explicação sobre a história local, vê exatamente em que lugar do globo aquela região está localizada e recebe acesso a uma listinha que funciona como uma linha do tempo de eventos importantes que já ocorreram por ali. Ao selecionar um desses pontos importantes, o site imediatamente atualiza o texto, oferecendo uma explicação detalhada sobre aquela ocasião em especial, trazendo novas imagens e até mesmo uma localização mais aproximada no mapa à esquerda da tela.

E isto vale para eventos importantes em todo o planeta: quer aprender mais sobre as conquistas de Alexandre, o Grande? Basta selecionar esta "aula" no site. É fã de séries da Netflix e quer saber como eram mesmo os Vikings? O HistoryMaps tem muito material detalhado sobre o assunto. 

Gratuito, o HistoryMaps oferece aulas interativas incríveis sobre a história da humanidade desde Idade Antiga até a Idade Contemporânea, sendo o último material disponibilizado referente à Guerra do Vietnã.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: