
Estilo de vida
02/09/2020 às 04:00•2 min de leitura
Você provavelmente já ouviu alguém mais velho dizendo: "quando eu tinha a sua idade, isso aqui era tudo mato!" Bom, se as cidades conseguem mudar tanto em apenas algumas dezenas de anos, imagine como era o mundo há milhões de anos. A verdade é que você não precisa apenas imaginar.
O paleontólogo americano Ian Webster criou um mapa interativo que mostra como era a região da sua cidade a partir de 750 milhões de anos atrás. Isso porque a criação permite "voltar no tempo" em momentos específicos e ver a formação dos continentes.
(Fonte: Pexels)
A criação apresenta, mais especificamente, onde estava a cidade que você mora a partir da época escolhida. O mapa interativo é visualizado em forma de um globo terrestre no qual podem ser adicionados a linha do equador, as nuvens e umas luzes brilhantes.
Dentre o catálogo de períodos da Terra existentes no mapa, estão a Extinção dos Dinossauros, os períodos Cretáceo, Jurássico e Triássico, e os Supercontinentes Pangeia e Panótia. Além disso, o mapa também define as datas pelos momentos da vida no planeta, com definições, como Primeiros Hominídios, Primeiras Flores, Primeiros Dinossauros, Primeiros Vertebrados, Primeiras Vidas Multicelulares e por aí vai.
O mapa interativo funciona por meio de um software chamado GPlates, que é utilizado por geólogos para visualizar reconstruções de placas tectônicas e históricos de desenvolvimento. Além disso, o site de Webster utiliza uma sobreposição de mapas, com um feito por ele e outro que visualiza modelos geológicos. Este segundo mapa foi produzido pelo paleogeógrafo Christopher Scotese.
A localização de Brasília há 600 milhões de anos. (Fonte: Ian Webster/Reprodução)
A criação de Ian Webster é muito didática e fácil de navegar. Segundo o criador, a ideia era mostrar o quão dinâmico é o planeta Terra e como ele está em constante mutação. O paleontólogo afirma que as mudanças continuam e daqui há milhões de anos as localizações terão mudado.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.